
Guará recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Tutores interessados podem se candidatar até o dia 30; iniciativa faz parte da formação de novos policiais que vão compor o quadro do BPCães
O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da Polícia Militar do Distrito Federal está com inscrições abertas para o processo seletivo de cães que vão participar da próxima edição do Curso Operacional de Cinotecnia, com previsão de início para setembro. A iniciativa se destina aos tutores interessados em oferecer aos animais de estimação um treinamento de obediência básica conduzido pelos futuros policiais do batalhão especializado. O curso é gratuito.
Durante o treinamento, que dura cerca de três meses, os cães selecionados ficam sob os cuidados da corporação e recebem instruções focadas em comandos simples de adestramento. A expectativa é selecionar cerca de 20 animais para a 39ª edição da formação.
“O curso é a porta de entrada para os policiais militares que desejam atuar no BPCães. Por isso é tão importante que eles aprendam desde cedo a conduzir e a treinar um cão. O objetivo é especializar e capacitar esses profissionais para trabalhar no batalhão. Dentro do curso de que eles participam, há essa parte de adestramento e obediência básica, e, para isso, a gente precisa de cães que não tenham tido nenhum adestramento. Por isso fazemos o processo seletivo para a comunidade”, esclareceu o coordenador do curso, tenente André Nascimento.
Para participar, os cães devem atender a alguns critérios obrigatórios: ter entre 12 e 48 meses de vida, estar castrados, em boa condição física, livres de parasitas e apresentar exames e vacinas atualizados. A seleção será feita com base em avaliações da equipe técnica do BPCães, e os tutores devem fornecer os itens exigidos no edital, como ração, coleira repelente e vermífugo.
“Nós buscamos cães sem nenhum tipo de adestramento anterior, com peso ideal entre 20 kg e 40 kg e escore corporal equilibrado. O processo é criterioso porque, além da parte prática, precisamos garantir que o animal se adapte bem à rotina do curso e se beneficie do aprendizado”, detalha o tenente.
Os custos referentes a alimentação, medicamentos e eventuais tratamentos veterinários são de responsabilidade dos tutores. Já os treinamentos e acompanhamentos ambulatoriais serão realizados pelo batalhão, dentro dos limites legais estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Os interessados devem preencher o formulário online disponível neste link até o dia 30 deste mês. Após o cadastro, a equipe do BPCães entrará em contato para agendamento da avaliação presencial dos cães.

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Obra autorizada pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (6), vai melhorar o fluxo de veículos e beneficiar 15 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Corporação vai garantir a segurança preventiva, apoiando os protocolos de proteção de autoridades e delegações

Convocação faz parte do programa Regulariza DF; documentação deve ser entregue até dia 14
