
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Interrompido pela pandemia, atendimento volta a ser oferecido nos ambulatórios da rede pública As consultas ginecológicas e ações preventivas ao câncer de mama e do colo do útero foram retomadas, nesta segunda-feira (19), nas 15 policlínicas da rede pública de saúde que possuem atendimento de ginecologia. O atendimento se estenderá até a primeira quinzena de …
Continue reading “Policlínicas retomam consultas ginecológicas”
Interrompido pela pandemia, atendimento volta a ser oferecido nos ambulatórios da rede pública
As consultas ginecológicas e ações preventivas ao câncer de mama e do colo do útero foram retomadas, nesta segunda-feira (19), nas 15 policlínicas da rede pública de saúde que possuem atendimento de ginecologia. O atendimento se estenderá até a primeira quinzena de novembro, dando, assim, continuidade à campanha Outubro Rosa.
A decisão de retomar o atendimento marca também o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, celebrado nesta segunda-feira. Mas o fato que pesou na decisão foi o quadro de estabilidade dos casos de Covid-19, além do cenário de queda da taxa de transmissão do novo coronavírus no DF, segundo Érica Batista, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Saúde.
A reativação do serviço também foi possível diante do retorno, aos seus postos originais de trabalho, dos profissionais que estavam nos hospitais atendendo pessoas acometidas pela Covid-19, conforme Érica. A retomada das consultas acontece simultaneamente em todas as Regiões de Saúde do DF.
Foto: Divulgação/SindMédico
A chefe da assessoria esclarece, ainda, que a porta natural de entrada para esse tipo de serviço são as unidades básicas de saúde, mas durante o Outubro Rosa as policlínicas, de forma excepcional, também passaram a agendar consultas.
Retomaram o atendimento as policlínicas localizadas na Asa Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Guará I, Sobradinho, Planaltina, Gama, Paranoá, São Sebastião, Brazlândia, Taguatinga (QSD 12 e no hospital regional) e na Ceilândia (QNM 27 e na QNN 16).
Foto: Divulgação
A campanha no DF
A campanha Outubro Rosa é promovida nacionalmente pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo é conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção à doença, que tem crescido em todo o país. Para este ano, o Inca estima que serão registrados 66,2 mil novos casos.
A Secretaria de Saúde disponibilizou o Hospital Regional de Taguatinga para a Semana de Reconstrução Mamária que será realizada na próxima semana, entre os dias 26 e 30. O Centro Cirúrgico, a enfermaria e o Centro de Material e Esterilização ficarão reservados para atender 40 mulheres. Elas farão reconstrução mamária, mastectomia com retirada total, reconstrução imediata dos seios e tatuagem de aréolas das mamas.
Foto: Divulgação / Breno Esaki – SES
No Distrito Federal, por causa da pandemia, o número de cirurgias no HRT durante o Outubro Rosa teve que ser reduzido. No ano passado, durante a campanha, foram feitos 72 procedimentos. Para ampliar o serviço, as unidades administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF): Hospital de Base e o Hospital Regional de Santa Maria, também entraram na campanha, além das seis Unidades de Pronto-Atendimento (Upas). A expectativa é atender mais de 1,1 mil mulheres.
* Com informações da Secretaria de Saúde
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas