Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

23 de agosto, 2021

CACs superam Forças Armadas Graças ao governo de Jair Bolsonaro, o Brasil já tem mais armas com atiradores, colecionadores e caçadores (CACs) do que com […]

Ponto Final

CACs superam Forças Armadas

Graças ao governo de Jair Bolsonaro, o Brasil já tem mais armas com atiradores, colecionadores e caçadores (CACs) do que com militares. Um levantamento do SBT News – graças a Lei de Acesso à Informação (LAI) – mostra que 95.926 pediram registro na Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) até agora. Só para se ter uma ideia, a soma de atiradores, caçadores e colecionadores (CACs) já registrados chegam a 409.689. Tal número já ultrapassa os 335 mil integrantes das Forças Armadas – Exército, Marinha e da Aeronáutica. E mais: tal número já pode ser comparado ao efetivo das policias militares de todos os estados. Em resumo, o arsenal de armamentos registrados pelos atiradores, colecionadores e caçadores é de 694.118.

Impeachment

Ainda faltam oito dias para terminar o mês de agosto, mas o presidente Jair Bolsonaro não vai entrar na lista dos presidentes que perderam o cargo neste mês sombrio. Tudo isso graças a visão democrática do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que não enxerga motivo algum nos mais de 120 pedidos de impeachment contra o presidente.

Medo das ruas

Grande parte dos políticos comentam que estão preocupados com o 7 de setembro. Por mais que os movimentos contra os atos a favor de ditadura tenham sido repelidos por inúmeras entidades, existe um clima no ar de que pode haver confrontos em alguns estados. “Um confronto nas ruas é tudo o que o Brasil não precisa na atual crise política”, diz um deputado que pede anonimato.

PMs bolsonaristas

O governador de São Paulo, João Doria

Os bolsonaristas integrantes das PMs dos estados podem se transformar em um problema futuro em termos de participação em atos contra a democracia. O caso de São Paulo, onde o governador João Doria (PSDB), afastou o chefe do Comando de Policiamento do Interir-7, coronel Aleksander Lacerda, favorável a um golpe militar, é um caso a ser avaliado

Crise no PTB

Um grupo de políticos do PTB tenta articular uma forma de afastar Roberto Jefferson da presidência do partido. Alguns acham que ele está misturando as coisas e chega até a ser visto como se estivesse numa “missão messiânica” em defesa do governo de Jair Bolsonaro.

André e Aras

Não existe nada consistente, mas já tem muita gente falando contra o nome de André Mendonça para ministro do Supremo Tribunal Federal. Já existe até teses que recomendariam que o presidente Jair Bolsonaro indicasse outro nome, que poderia ser o do PGR, Augusto Aras, que vive processo de recondução ao cargo.

Relator confiável

Nome bem confiável do Palácio do Planalto, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) é novamente o relator, agora da recondução, de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República. Caso o presidente Bolsonaro seja reeleito, Aras tem chance de ser indicado para o STF.

Tik Tok

Marqueteiros e organizadores de campanhas eleitorais já estão vendo o Tik Tok como a rede social que deverá “bombar” nas próximas eleições. A julgar pelo número de candidatos à presidência da República que já que já estão operando na rede, a novidade tem tudo para ser o sucesso. Os candidatos Ciro Gomes (PDF) e Lula (PT) já usam a rede com desenvoltura.

Mosca azul

Picado pela “mosca azul”, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (de saída do MDB?), está se achando capaz de uma disputa ao governo de Goiás insuflado pelo ex-governador tucano Marconi Perillo. Só que a maioria do MDB já vê com bons olhos uma aliança com o governador Ronaldo Caiado para 2022, que já convidou o partido para participar da aliança.

Iris na UTI

O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, continua internado no Instituto Neurológico de Goiânia em virtude de um AVC hemorrágico e teve que ser encaminhado novamente para a UTI. Segundo a equipe médica, o paciente teve uma série de convulsões e precisou ser novamente entubado de forma preventiva.

 

Carlos Honorato
[email protected]