Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

27 de agosto, 2021

Crise, eleição, Lula e Bolsonaro Ao contrário do que dizem alguns eufóricos petistas e até esquerdistas, a eleição de 2022 ainda não está ganha e […]

Ponto Final

Crise, eleição, Lula e Bolsonaro

Ao contrário do que dizem alguns eufóricos petistas e até esquerdistas, a eleição de 2022 ainda não está ganha e os resultados das recentes pesquisas mostram apenas um retrato do atual momento. Como se diz, o futuro a Deus pertence. Só que o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, além de liderar as pesquisas contra Jair Bolsonaro, acaba de fechar um giro por seis estados do Nordeste, onde sentiu o apoio de lideranças do PP e PSB já para o primeiro turno das eleições de 2022. Não se fechou “grandes acordos”, mas se retomou os “contatos” para o futuro. Já do outro lado, Jair Bolsonaro aposta num 7 de setembro decisivo para seus planos – autoritários, talvez -, mas tem um futuro preocupante: apagão, pandemia e uma economia que está “fugindo do controle”.

Reeleição de Otto

Durante a passagem do ex-presidente Lula pela Bahia uma coisa ficou clara: a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar. Lula chegou a lembrar que em 2014 quase transferiu o título para a Bahia só para votar no hoje senador. Um belo problema para o governador Rui Cosa e para o candidato ao governo Jaques Wagner administrarem.

Prestígio

Existe um consenso de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria testando como anda “o seu prestígio junto ao presidente” em função de suas mais recentes entrevistas sobre temas críticos em que debocha da população que reclama dos aumentos da energia, gás etc. Pessoas com acesso ao Palácio do Planalto garantem que “PG” continua “prestigiado”.

Moro impedido?

O ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro, pode ficar fora das eleições de 2022, que sequer decidiu se vai ou não disputar. É que na proposta de Código Eleitoral da deputada Margarete Coelho (PP-PI) costa que magistrados e membros do Ministério Público que tenham se afastado do cargo há menos de 5 anos não poderão ser candidatos. A votação deverá acontecer no próximo dia 2, segundo anunciou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Senado

Eleita deputada federal com 46.069 em 2018, a empresária Paula Belmonte já estaria pensando em disputar a vaga ao Senado em 2022. Ela terá entre as concorrentes a ministra Flávia Arruda (PL-DF), que vem com boas pontuações nas pesquisas de controle interno de vários partidos. Detalhes: Paula poderá desembarcar no PROS.

Bom chá

Um certo secretário está procurando um bom calmante. O receituário médico recomenda – entre outros – o chá de camomila, que tem um efeito reparador contra amizades inconvenientes, falsas e perigosas.

Serpentário

O serpentário político brasiliense está formando uma nova casta de “comunicadores”: os blogs de supostos fake news pagos. Existem informações de que alguns funcionam apenas poucos dias para entregar a “mercadoria” comercializada.

Sem trauma

A troca do secretário de Saúde do DF, Osney Okumoto, não causou qualquer transtorno e foi bem aceito na Câmara Legislativa. O governador Ibaneis Rocha assumiu interinamente a secretaria e quer fazer um verdadeiro pente fino em todos os contratos da Saúde. Literalmente, o governador deseja conhecer tudo nos mínimos detalhes.

“Cracolândia”

Durante a semana se falou na possível existência de uma “cracolândia” na Praça do Relógio de Taguatinga e o aumento do consumo de drogas na região. O assunto merece uma ação conjunta rápida do administrador regional e de órgãos da área social e policial do GDF.

Caiado preocupado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vê com preocupação das manifestações do próximo 7 de setembro. Durante a Expert XP 2021, o governador avaliou que “a democracia é um regime efervescente. Já tivemos momentos mais tensos e acho que aprendemos: não podemos quebrar a ordem”. Caiado sinalizou que não é a favor de uma ruptura institucional e disse que o limite é a lei.

 

Carlos Honorato
[email protected]