Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

27 de setembro, 2021

Fusão e confusão A fusão do DEM com o PSL não deve ser um mar de rosas. Já se fala que o lado do DEM […]

Ponto Final

Fusão e confusão

A fusão do DEM com o PSL não deve ser um mar de rosas. Já se fala que o lado do DEM pode perder algo em torno de 30 parlamentares etc. O otimista presidente do DEM, ACM Neto, fala no surgimento do maior partido do Brasil. Só que a realidade pode conter tal otimismo. Na verdade, a fusão tem como objetivo reduzir o impacto do fim das coligações na eleição de 2022. Os dirigentes dois partidos sabem que tal fato diminuiriam suas bancadas e reduziria os recursos financeiros do fundo partidário e eleitoral. Além disso, uma possível entrada do presidente Jair Bolsonaro no novo partido já causa temores. Só que o destino do presidente pode ser o PP, de Ciro Nogueira. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avisa que se Bolsonaro passar por perto do novo partido estará fora.

Câncer

Ganhou grande preocupação e repercussão o anúncio da suspensão da produção de insumos para tratamento de câncer no Brasil. Motivo: falta de verba federal. O assunto é grave e merece providências urgentes do governo, que ainda não deu sinal de preocupação com o assunto.

Sem sucesso

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, continua sua série de ataques ao ministro do ST, Alexandre de Moraes. Só que os ataques não fazem mais sucesso. O ex-deputado acaba de divulgar uma carta chamando o ministro de “ser abominável” e outras agressões.

Afago político

Algumas coisas devem ser acertadas até o começo da campanha da reeleição do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Alguns aliados da campanha vitoriosa da eleição de 2018 dão sinais de “descontentamento” e até avançam em avaliações vistas como equivocadas. Só que no fundo são aliados e desejam apenas um “afago” para continuarem na luta. Coisas da política.

Bom desempenho

O deputado distrital Chico Vigilante é um decano da política do DF. Muitos podem até não gostar de sua forma de fazer política, mas o respeitam. Tanto que uma pesquisa que circula em alguns gabinetes mostra o bom   desempenho do parlamentar em todas as regiões do DF. Pode ser um bom sinal para uma nova reeleição.

Conversando

Alguns blogs da cidade apostam que a deputada federal Paul Belmonte pode disputar a vaga de senadora nas eleições de 2022. Só que o staff da parlamentar diz que não existe nada de concreto. “A deputada está conversando com vários partidos”, diz um assessor.

ITBI

Na reunião do setor produtivo com o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, e o secretário de Economia, André Clemente, o empresário Paul Octávio propôs a redução temporária, por prazo determinado de 90 dias, do Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI) para incentivar as pessoas que têm contrato de gaveta a regularizar a situação.

Servidores

Amanhã, a partir das 16 horas, na Esplanada, os servidores farão uma manifestação contra a Reforma Administrativa. O ato foi convocado por entidades ligadas aos servidores públicos federais.

Boa recuperação

O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, está com uma excelente recuperação e já faz exercícios de fisioterapia no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Segundo familiares, o atual estágio de recuperação de Iris é tão bom que os médicos já estudam a possibilidade de estabelecer uma data para que seja dada alta ao paciente. Paralelo a isso, Iris gostou da aliança entre o MDB e governador Ronaldo Caiado.

Em campanha

Apesar da anunciada aliança do MDB com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), para as eleições de 2022, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, continua em campanha. No final de semana teve agendas na Região Norte de Goiás. Esta semana Mendanha deverá se desembarcar do MDB e continuar sua campanha para a disputa do governo de Goiás em 2022.

 

Carlos Honorato
[email protected]