COLUNAS

Ponto Final

22 de janeiro, 2025

Lira mais favorito na Câmara Os mais apressados garantem que Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro, será o próximo presidente da Câmara dos Deputados. Um exemplo é que dos 28 deputados do DEM, 20 estão com Lira.  Outro ponto é que o PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro presidente, está praticamente fechado com […]

Lira mais favorito na Câmara

Os mais apressados garantem que Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro, será o próximo presidente da Câmara dos Deputados. Um exemplo é que dos 28 deputados do DEM, 20 estão com Lira.  Outro ponto é que o PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro presidente, está praticamente fechado com Lira. O adversário de Lira, Baleia Rossi (MDB) teve uma péssima notícia na quinta-feira: a FPE (Frente Parlamentar Evangélica) anunciou apoio ao deputado Arthur Lira (PP-AL). Um movimento forte, pois o grupo tem mais de 180 deputados, de 20 partidos. Já no DF, a deputada federal Celina Leão (PP-DF) e seu colega Luis Miranda (DEM-DF) estão fechados com Lira. O mesmo acontece com Erika Kokay (PT-DF) e o Professor Israel (PV-DF) etc.

 

Chantagem

O presidente Jair Bolsonaro vem pressionando a bancada ruralista a votar no candidato Arthur Lira para presidência da Câmara dos Deputados. A pressão fez o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) a classificar o ato como “chantagem”.

 

Impeachment

O que leva o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a criticar tanto o presidente Jair Bolsonaro e engavetar mais de 60 pedidos de impeachment? É um dos grandes debates nas redes sociais. Maia já chegou a dizer que era em função da pandemia, pois isso iria atrapalhar. Só que não adiantou muita coisa.

 

PL-DF forte

O PL-DF passará por uma grande reestruturação visando as eleições de 2022. A ideia é azeitar o partido para ajudar o futuro da deputada federal Flávia Arruda, que avalia o caminho a ser tomado. Pode ser reeleição, candidatura majoritária etc. Tudo vai depender das composições política futuras.

 

Preocupação

 Uma pesquisa sobre o conhecimento da população sobre alguns secretários do GDF está tirando o sono de muitos. A galera abaixo de zero é impressionante. O pior é que alguns sonhavam com as eleições de 2022.

 

Denúncia

Antes mesmo da Câmara Legislativa do DF voltar a funcionar, uma denúncia deve provocar muita correria na Casa. A suposta denúncia deve respingar em uns 10 deputados. Aguardemos.

 

Caos em Manaus

Muitos responsabilizam a corrupção de alguns governantes como responsável pela a atual situação de caos em Manaus (AM). Fica a pergunta: o que a população que busca atendimento médico em função da pandemia tem a ver com isso? E mais: quatro dias antes de estourar a crise, o governo federal recebeu um pedido de socorro em função da falta de oxigênio em Manaus.

 

Pendências

A apresentação de documentos do Instituto Butantan para autorização emergencial da vacina CoronaVac está levando muita gente a duvidar da vacina. Até agora o diretor do Butantan, Dimas Covas, não conseguiu fechar a questão, pois a Anvisa diz que ainda tem 29% de pendências na documentação para a autorização. No domingo a agência dará um parecer final.

 

Desbloqueio

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, anulou provas colhidas pela “lava jato” de Curitiba e desbloqueou bens de investigados pelo suposto pagamento de propina aos ex-ministros Guido Mantega e Antônio Palocci.

 

Estação ecológica

O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado distrital Delmasso (Republicanos) acredita que está na hora de promover a recategorização do Parque Ecológico do Lago Norte. A ideia é mudar até o nome para Estação Ecológica Lago Norte. O parlamentar explica que “a recategorização do Parque Ecológico para Estação Ecológica garantirá a recuperação das áreas degradadas, contribuirá para minimizar o assoreamento do lago nesse trecho e promoverá a salvaguarda de preciosas nascentes.”

 

Dificuldade

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), vem fazendo um bom governo, mas poderá ter dificuldades em 2022, caso não tenha o MDB ao seu lado.

 

Olhos D´Água

Parece que sobrou apenas orações para que o atendimento de energia elétrica por parte da Enel Distribuição S/A melhore em Olhos D´Água, distrito de Luziânia (GO). Só para lembrar, a concessionária Enel já foi multada em mais de R$ 9 milhões por má prestação de serviços em Goiás.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados