COLUNAS

Ponto Final

31 de janeiro, 2025

O desejo da 3ª via A terceira via continua sendo “apenas um desejo”, pois os nomes que circulam ainda não aparecem nas pesquisas com o mínimo de chance de alcançarem o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. Por enquanto, o desejo ainda não conseguiu chegar perto da realidade. Mesmo assim, os “construtores” da terceira via apostam …

O desejo da 3ª via

A terceira via continua sendo “apenas um desejo”, pois os nomes que circulam ainda não aparecem nas pesquisas com o mínimo de chance de alcançarem o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. Por enquanto, o desejo ainda não conseguiu chegar perto da realidade. Mesmo assim, os “construtores” da terceira via apostam que a reação dos eleitores vai aparecer em breve e o jogo eleitoral vai mudar de forma definitiva. Resta saber quem dos 11 pretendentes até agora vai encabeçar a lista e abrir mão de suas candidaturas para os melhores colocados na disputa. Uma escolha muito difícil.

Recado

Apesar de inviável em função da política, o ex-secretário da Recita Federal, Everardo Maciel, diz que a liberação de recursos para a ampliação do Bolsa Família poderia ser simples: bastava fazer um corte ou realocação de despesas, como as chamadas ‘emendas parlamentares’ – expressiva evidência da anarquia orçamentária vigente”.

Ibaneis na boa

A corrida eleitoral no DF até o momento tem o governador Ibaneis Rocha (MDB), que tentará a reeleição, como o principal protagonista. Isto porque Ibaneis lidera todas as pesquisas e conta com o apoio de uma grande quantidade de partidos ao contrário dos demais candidatos. O que faz com que sua candidatura conte com um invejável tempo de televisão.

Candidaturas

No jogo para as eleições de 2022, a novidade é que a senadora Leila do Vôlei (Cidadania-DF) parece que vai mesmo disputar o Buriti, apesar do chamado “erro político” de ter trocado o PSB pelo Cidadania. Já o senador Reguffe (Podemos-DF) continua em compasso de espera, mesmo com a chegada do ex-juiz Sergio Moro no seu partido. Existem pessoas que dizem que o senador não é um entusiasta da candidatura de Moro.

Corrida eleitoral

O possível desembarque do presidente Jair Bolsonaro no PL, de Valdemar Costa Neto e Flávia Arruda, pode agitar a corrida eleitoral ao Palácio do Buriti. Por enquanto tem muita conversa, mas o presidente Bolsonaro ainda não bateu o martelo.

MST

Aliado do PT desde 1984, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) trabalha para o lançamento de candidaturas em 15 estados e no Distrito Federal. O movimento também negocia com o PSB, PSOL e PCdoB. O ex-presidente Lula incentiva a iniciativa d MST.

Bom federal

Adversários garantem que o ex-deputado e candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, seria um bom nome para deputado federal pelo Ceará. É bom lembrar que Ciro suspendeu sua candidatura em função de parte do PDT ter votado a favor da PEC dos Precatórios.

Resistências

Ainda não ficou escancarado o racha dentro do Podemos com a chegada do ex-juiz Sergio Moro. Na visão de alguns, a decisão de Moro em ser candidato já está fora de contexto, principalmente depois da polêmica da Lava Jato com o ex-presidente Lula. O certo é que as resistências internas podem atrapalhar a candidatura de Moro.

Bahia

Uma pesquisa da Atlas feita na Bahia tem uma curiosidade: o eleitor baiano combina o voto presidencial no ex-presidente Lula (62% ou 63%) e em ACM Neto (45%) para o governo estadual. Só para lembrar, o PT controla o governo baiano desde 2006.

Vacina

As pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 deveriam retornar aos postos o mais breve possível. Mais de 306 mil pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal no DF.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados