Oposição e o Nordeste
O domínio da oposição no Nordeste corre risco nas eleições de 2022. A ameaça é fácil de ser entendida. Dos nove governadores eleitos pela oposição, sete estão no segundo mandato e não podem mais disputar o governo. Vão concorrer à reeleição apenas a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e o governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania). A disputa não será fácil, apesar do ex-presidente Lula, segundo o Datafolha, ter 61% na preferência dos nordestinos.
Sem reboque
Alguns políticos da oposição brincam que a chamada terceira via atolou no acostamento e não existe reboque disponível para o salvamento.
Reflexão
Em meio a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) circula uma reflexão interessante. A questão é se Bolsonaro teria condições – em caso de vitória – de recuperar o país que ajudou a “bagunçar” em todos os setores? E mais: os dois candidatos teriam programas bem elaborados para combater a inflação, o sucateamento da indústria nacional, o desemprego crescente e o combate ao crescimento da pobreza? São desafios gigantescos a serem vencidos ao longo dos próximos anos.

Bivar e Moro
Muitos políticos continuam apostando numa aliança do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) com o União Brasil, de Luciano Bivar. Só que o processo de fusão entre o PSL e o DEM produz algumas dificuldades. Só que Bivar anda bem serelepe nos contatos com outros candidatos com potencial.
“Sem voto”
O Centrão ainda não conseguiu engolir a preferência do presidente Jair Bolsonaro pelo nome do “sem voto” general Braga Netto para ser o vice na chapa presidencial para 2022. Um parlamentar do Centrão diz baixinho: “o momento não é para amadores”.
Jogos de azar
Parece que a legalização dos jogos de azar no Brasil pode virar uma realidade. O tema está na pauta da última semana de funcionamento da Câmara. O relator do projeto, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), diz que só a União poderá autorizar o funcionamento de cassinos em empresas de jogos no Brasil.
Perdido
Só falta o presidente Jair Bolsonaro aderir a vacina e deixar de ser negacionista. Tal comportamento não trouxe qualquer melhoria no combate a pandemia até o momento. E mais: o governo tem informações seguras de que os bolsonaristas já são a favor da vacina e boa parte já até se imunizou. O presidente está “comendo mosca” com “seu gado”.

Explicação
O poderoso ministro-chefe do GSI, general Augusto Heleno, deverá comparecer à Câmara para tentar explicar a autorização de projetos para exploração de ouro na Amazônia. O requerimento é do deputado Elias Vaz (PSB-GO) e foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O Brasil tem coisas que a própria razão desconhece.
Curiosidade
O Brasil é um país muito curioso. Temos um governo reprovado pela população, segundo algumas pesquisas, mas que o mandatário sonha em ser reeleito. Assim, cabe uma pergunta: para quê mesmo?
Ferrovias
Passou meio que despercebido da mídia a autorização do governo federal para a construção e operação de trechos de ferrovias pelo novo regime de autorização. Seis grupos empresariais vão participar do empreendimento. Pelos projetos, 10 estados serão beneficiados – 3,5 mil quilômetros de trilhos – e o investimento passa de R$ 51 bilhões.
Variante
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás está investigando dois casos da variante Ômicron em Valparaíso de Goiás, região do Entorno do DF. Os pacientes chegaram recentemente da África. Em Aparecida de Goiânia já foram confirmados dois casos da variante Ômicron.
Carlos Honorato
[email protected]