COLUNAS

Ponto Final

15 de dezembro, 2021

Pesquisa consolida polarização A nova pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisas e Comunicação (Ipec) mostra o ex-presidente Lula consolidando sua liderança na corrida eleitoral estando 27 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa causou um verdadeiro alvoroço entre os políticos e consolida ainda mais a polarização entre Lula e Bolsonaro. O curioso …

Pesquisa consolida polarização

A nova pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisas e Comunicação (Ipec) mostra o ex-presidente Lula consolidando sua liderança na corrida eleitoral estando 27 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa causou um verdadeiro alvoroço entre os políticos e consolida ainda mais a polarização entre Lula e Bolsonaro. O curioso é que no levantamento de votos válidos, Lula já tem 56,7% do eleitorado. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está em segundo lugar com 25,3%. Os demais são: Sergio Moro (Podemos), 9,2%; Ciro Gomes (PDT), 5,7%; João Doria (PSDB), 3,4%. Sempre atento aos números, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, acredita que Lula lidera e tem chances concretas de ser eleito ainda no primeiro turno. Kassab traça um paralelo dizendo que até as eleições Lula não deverá sofrer grandes desgastes. Já Bolsonaro vem caindo nas pesquisas.

Fundo Eleitoral

Centrão lidera movimento para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro do Fundo Eleitoral de R$ 5,7 bilhões. Com um candidato “pesado” para as eleições de 2022, o Centrão sabe que tem de ter muito dinheiro para combater a rejeição de Jair Bolsonaro e eleger boas bancadas na Câmara e no Senado.

Posse de Mendonça

O novo ministro do STF, o “terrivelmente evangélico” e bolsonarista André Mendonça, que fez pregação em Manaus na segunda-feira, toma possa amanhã. O presidente Jair Bolsonaro deve comparecer à cerimônia. Como não é vacinado a presença poderá render uma saia justa no STF.

Reeleição

Aliados do pré-candidato Sergio Moro já começaram a colher assinaturas para uma PEC pelo fim da reeleição. Será que os “moristas” não estão fazendo um pouco de confusão antes da hora?

Personalidade

Alguém precisa avisar o apressado ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, que anunciou durante uma solenidade que o presidente Jair Bolsonaro tinha sido escolhido como personalidade do ano pela revista americana Time, que foi um equívoco. Na verdade, o bilionário Elon Musk, fundador da Tesla, foi o escolhido. O prêmio está em boas mãos.

Investigações

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) está convencido de que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) trabalha para barrar qualquer investigação contra o governo de Jair Bolsonaro. Um dos objetivos prioritários de Lira parece ser parar qualquer pedido de impeachment contra Bolsonaro. Aliás, um tema totalmente fora da pauta.

Boa pergunta

O sociólogo petista Emir Sader tem razão quando pergunta: “Diante do tamanho da candidatura do Lula, que importância tem o vice que ele vai escolher? ”  Só que o Geraldo Alckmin é muito pesado e desnecessário.

Marconi avalia

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB-GO), já avalia com seus aliados e marqueteiros a possibilidade de disputar o governo goiano nas eleições de 2022. A ideia é aproveitar a divisão da base do governador, Ronaldo Caiado, pelo presidente Jair Bolsonaro, que pensa em lançar o deputado Major Vitor Hugo como candidato ao Senado.

Pressão em GO

Informações ainda desencontradas garantem que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, estaria sendo pressionado a trocar o seu candidato a vice, Daniel Vilela (PMDB), pela filha de Iris Rezende – falecido recentemente -, Ana Paula. No entanto, todos os lados negam tal possibilidade.

Independente

Em meio aos conflitos internos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com sua base, o ex-presidente do Banco do Central, Henrique Meirelles (PSD-GO), já trabalha de forma independente para ser candidato ao Senado em uma campanha solteira tendo como base seus antigos aliados prefeitos e candidatos a deputados federais e estaduais.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados