Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

20 de dezembro, 2021

Só falta oficializar O primeiro encontro público entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), já é visto […]

Ponto Final

Só falta oficializar

O primeiro encontro público entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido), já é visto como um sinal claro de que os dois formarão a chapa para as eleições de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro. Tanto que Lula deu um sinal claro durante o jantar no luxuoso restaurante Figueira Rubaiyat, promovido pelo Grupo Prerrogativas: “Não importa se no passado fomos adversários. Se trocamos algumas botinadas. Se no calor da hora dissemos o que não deveríamos ter dito. O tamanho do desafio que temos pela frente faz de cada um de nós um aliado de primeira hora”. Tudo isso tendo como testemunhas presidentes de partidos, senadores, governadores, prefeitos e deputados de inúmeros partidos.

Freire critica ministro

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, usou sua conta no Twitter para criticar o comportamento do ministro as Saúde, Marcelo Queiroga, em relação a posição negacionista do governo sobre a vacinação de crianças. “Um dos maiores exemplos de um calhorda”, disparou Freire. E arrematou: “Sem pudor algum comete, cinicamente, um crime contra as crianças brasileiras”.

Centrão errando

Comentário de um político baiano: “a alta rejeição do presidente Jair Bolsonaro já está fazendo o Centrão a errar nas coisas mais elementares”. É bom lembrar que o Centrão é a maior franquia de negócios políticos da América Latina.

Shoppings

Apesar da carestia generalizada, os shoppings acreditam que deverão ter um crescimento nas vendas no Natal de até 12% em 2021, segundo previsão do presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), Nabil Sahyoun. E mais: 70 mil pessoas foram contratadas nos 606 shoppings no Brasil. Acredita-se que de 15% a 20% dos contratos temporários se transformem em empregos permanentes.

Conflitos

Um relatório da Comissão Pastoral da Terra mostra que foram registradas 103 mortes em conflitos de terra na Amazônia até o mês de agosto de 2021. Dos mortos, 101 eram índios yanomâmis, incluindo 45 crianças. Um triste relato que serve para o governo tenta mudar o curso de sua política na região.

Candidatura

Ainda não aconteceu o tão esperado lançamento da candidatura do presidente da Câmara do DF e presidente do MDB-DF, Rafael Prudente, a Câmara dos Deputados. Tem alguns políticos que duvidam de que tal fato irá acontecer.

Forcinha

Dentro da máxima, primeiro a família depois o resto, o ex-líder do Governo Jair Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra deu uma forcinha para o seu filho, o prefeito de Petrolina (PE) e candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho (DEM), no valor de R$ 330 milhões via emendas para a Codevasf. O Ministério do Desenvolvimento Regional, segundo a Folha, explica que o senador apenas sugeriu a destinação do investimento.

Superestimou

Tem muitos políticos dizendo que o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) superestimou o seu prestígio junto a população brasileira. As pesquisas comprovam tal fato até o momento.

Federação

A criação da federação entre o PT e PSB já está praticamente consolidada. Resta decidir quem será o candidato ao governo do DF. Pelo PT, o nome que está na rua é da professora e diretora do Sindicato dos Professores do DF, Rosilene Corrêa. E pelo PSB o nome lançado é de Rafael Parente.

Comprovante na UFG

O juiz da 2ª Vara Federal de Goiânia, Jesus Crisóstomo de Almeida, autorizou a Universidade Federal de Goiás (UFG) a manter a exigência da apresentação de comprovante de vacinação para ter acesso as dependências. A autorização foi tomada em um habeas corpus apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU). Segundo o juiz, a medida é essencial para esguardar a saúde de toda comunidade universitária.

Carlos Honorato
[email protected]