Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

30 de abril, 2024 / Por: Carlos Honorato

Haddad faz alerta

Um alerta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e de pequenos municípios:

PONTO FINAL
Foto: reprodução

“Estamos desde outubro tentando conversar com os [17] setores e os municípios. O placar do Supremo deixa claro que temos de encontrar um caminho para não prejudicar a Previdência. Ou daqui a três anos vai ter de fazer outra reforma da Previdência, se não tiver receita. A receita da Previdência é sagrada para pagar os aposentados”.

STF no jogo

A estratégia do governo em recorrer ao STF para suspender parte da desoneração da folha até 2017 pode até dar uma vitória para o governo Lula, mas poderá aprofundar a crise. O que se diz é que se não houver um caminho para negociação, o STF entra no jogo e dará a palavra final. Ainda não se tem uma visão geral sobre a ação do STF, mas o certo é que o Senado não pretende deixar barato a disputa com o governo.

Mudança no BC

Se tudo der certo, o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, deverá assumir a presidência do BC no próximo mês de dezembro. Só que terá que passar por uma sabatina no Senado. Caso não haja qualquer mudança de planos e Galípolo assuma o cargo, a esperança é que o PT reveja a politica de ataques ao BC. Pouca gente acredita.

Prefeitos

Tendo a reeleição do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o PMDB conseguiu escolher 13 pré-candidatos a prefeitos de capitais, um feito. A questão até que não foi complicada. O difícil será a divisão do fundo eleitoral. Mesmo assim, o partido sempre dá um jeitinho e tudo e acomoda.


Caiado e Mabel

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) vai usar as inserções do União Brasil na TV para alavancar o nome do seu candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel. Caiado deixa claro que é o avalista de Mabel.


Bolsonaro em Minas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará uma visita a Minas Gerais nos próximos dias 10 e 11. Além de Belo Horizonte, Bolsonaro visitará os municípios de Contagem e Divinópolis. No último dia da visita (11), Bolsonaro vai a Belo Horizonte lançar a candidatura de Bruno Engler (PL) à Prefeitura de Belo Horizonte.

Zema decide

Já em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) confirmou que vai apoiar a candidatura da sua secretária de Planejamento, Luisa Barreto (Novo). Zema está relutante, mas decidiu dar seu apoio dizendo que a candidato é viável.

Feriadão

Como ninguém é de ferro, a Câmara dos Deputados já vive o 1º de Maio antecipado. Tanto que a única sessão desta terça-feira será uma sessão em homenagem ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual. O evento ervirá para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria. Já o Senado os trabalhos continuam. Na pauta a recriação do Seguro Obrigatório para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).

Cartão vermelho

O senador Izalci Lucas fez uma cirurgia no ombro na quinta-feira passada. Mesmo assim compareu ao evento do ex-presidente Jair Bolsonaro em Copacabana. Só que na volta o médico lhe deu cartão vermelho e pediu que ficasse sete dias de repouso.

Trocas

Em algumas rodas de Brasília circulam informações de que pode haver troca de partidos que vão movimentar a política da cidade. Fala-se até na possível troca de partidos de candidatos ao Buriti para as eleições de 2026.

[email protected]