COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Lula, vice e PSB Com um cherinho de crise com o PSB em função das disputas regionais, o ex-presidene Lula (PT) estaria pensando em lançar sua pré candidatura a Presidência da República até o mês de março. A questão básica é que o anúncio só deveria ser feito já com os apoio definitivos e não …

Lula, vice e PSB

Com um cherinho de crise com o PSB em função das disputas regionais, o ex-presidene Lula (PT) estaria pensando em lançar sua pré candidatura a Presidência da República até o mês de março. A questão básica é que o anúncio só deveria ser feito já com os apoio definitivos e não com promessas para um possível segundo turno. Entre alguns petistas a indicação para a vice do ex-tucano Geraldo Alckmin ainda continua em compasso de espera com pros e contras dentro do partido e entre aliados.

Mudança de rota

Aliados do pré-candidato do Podemos, o ex-juiz Sergio Moro, sinalizam que ele pode mudar a rota de sua viagem e optar por uma candidatura ao Senado com “bem mais chances de sucesso”. Só que tal disputa também não é fácil em função de ser apenas uma vaga por Estado. Moro está à procura de ideias urgentes.

Procurando um vice

O presidente Jair Bolsonaro está à procura de um vice para as eleições do outubro. Fala-se no ministro da Defesa, general Braga Netto. O Centrão não gosta da ideia, mas parece que a escolha não entra no debate partidário. Pelo menos na cabeça do presidente. A experiência com um vice militar não deu certo com o general Hamilton Mourão. Segundo a mídia, Bolsonaro e Mourão só sentaram para conversar duas vezes durante o ano 2021. É algo impensável em qualquer governo.

Aposta em Bolsonaro

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) acredita que o presidente Jair Bolsonaro tem condições de ser reeleito. E para que tal fato aconteça, o senador cita como fatores importantes o crescimento da economia, a vacinação chegando a 80% dos brasileiros e os programas sociais fazendo um atendimento em alta escala. É uma missão bem difícil, mas não impossível.

Fatura

Em política nada é por acaso. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, abriu as portas do partido para o presidente Jair Bolsonaro. Até aí nada demais. Como uma mão lava a outra, Costa Neto acaba de emplacar um aliado na presidência do Banco do Nordeste, o economista José Gomes da Costa. Como se diz: não existe almoço grátis.

Teto de gastos

Muitos políticos já bateram na tecla de que o tal teto de gastos é uma “verdadeira bobagem”. Agora, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, encampa a ideia de defende que a medida precisa ser repensada, principalmente depois das calamidades na Bahia. Barros disse ao jornal Valor, que o assunto precisa ser rediscutido. Diz que o excesso de arrecadação é grande e a necessidade do governo também.

Plano de saúde

De olho nos votos dos policiais nas eleições do próximo mês de outubro, o presidente Jair Bolsonaro promulgou texto que libera a criação de plano de saúde para integrantes da Polícia Civil do DF. O plano é extensivo aos parentes e dependentes.

Negacionista

A deputada estadual por São Paulo e advogada Janaína Paschoal parece ter assumido seu lado negacionista. Pela rede social, a parlamentar ataca dizendo que mesmo vacinadas as pessoas contraem a covid-19. Ela chama o fato de “curioso”. Como é do conhecimento público, até mesmo as pessoas que contraem a covid após imunizadas recomendam o uso da vacina. Parece que a deputada surtou.

Cruzeiros

Espera-se que o presidente Jair Bolsonaro não atrapalhe o trabalho sério da Anvisa, que está defendendo a suspensão dos cruzeiros marítimos. A preocupação reside no fato de que cinco navios apresentaram casos de covid-19. Só para lembrar faz mais de dois anos que os cruzeiros marítimos estavam suspensos.

Caiado lidera

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lidera a corrida eleitoral com 34,94% dos votos. Segundo a pesquisa estimulada do Grupo Gazeta, o segundo colocado é o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, com 21,07% dos votos. O ex-governador Marconi Perillo aparece em terceiro lugar com 10,78%.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados