Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

17 de janeiro, 2022

Arrancada da Agência Brasília A Agência Brasília vive o seu melhor momento desde a sua criação no âmbito da Secretaria de Comunicação do GDF. Só […]

Ponto Final

Arrancada da Agência Brasília

A Agência Brasília vive o seu melhor momento desde a sua criação no âmbito da Secretaria de Comunicação do GDF. Só para se ter uma ideia, a audiência pulou de 630 mil visualizações em média por mês em 2019, para 3 milhões em 2021. No ano passado, o site foi lido por 11.721.737 usuários – destes, 64,2% se tratavam de novos leitores. Comemorando a boa performance, o site da Agência ganhará um novo layout. O secretário de Comunicação, Welington Moraes, se mostra satisfeito com o bom momento e explica que o novo visual do portal ajudará na hierarquização da informação mais eficiente, o que fará o leitor desfrutar melhor das notícias do governo.

Lula-Alckmin

A tal da chapa Lula-Alckmin continua rendendo debates dentro do PT. Quem segue Lula cegamente aceita a proposta sem pensar. O ex-presidente do PT, Rui Falcão, disse à Folha que “Lula não precisa de uma muleta eleitoral”. Outras vozes dizem que o ex-governador Geraldo Alckmin já tinha sido rifado até do PSDB. E mais: a chapa mostra contradições com as ideias do partido.

Recado

Adversários do pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, fazem chacota e dizem que “o teste positivo de covid do ex-juiz é um alerta de que deve abandonar a candidatura”. Imunizado, Moro diz que continuará firme e apenas suspendeu sua agenda no período de isolamento.  

Justiça

A poderosa secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Isabel Correia, a “Capitã Cloroquina”, perdeu uma ação que movia na 18ª Vara Cível de Brasília contra o senador Omar Aziz (PSD-AM) em que pedia uma indenização. Além de condenada, Mayra terá que pagar uma R$ 10 mil em honorários advocatícios e custas processuais.

Teste

Será que o presidente negacionista Jair Bolsonaro (PL) fará teste contra covid-19? É que o ministro do Turismo, Gilson Machado, teve uma audiência de 30 minutos com o presidente na sexta-feira e no sábado testou positivo para covid-19.

Servidores

Amanhã acontece o “Dia Nacional de luta dos Servidores Públicos Federais”. O movimento busca realizar uma paralisação de várias categorias para tentar um reajuste salarial.  Governo tem sinalizado que este ano dificilmente sairá um reajuste para qualquer categoria, apesar da promessa de Bolsonaro para agradar a PF etc.

Negacionista

O tenista negacionista sérvio Novak Djokovic deverá enfrentar problemas para disputar o torneio de Roland Garros da França. Ele já foi avisado que só poderá entrar no país se estiver vacinado. A coordenação do torneio já avisou aos atletas que será exigido comprovante de imunização dos atletas.

Vacinação

Quando o Brasil respirava ares de normalidade, lembra a cantora Zélia Duncan, as crianças saiam do hospital vacinadas, depois se imunizava na escola. As vacinas sempre foram passaportes para vida em sociedade. Duncan arremata perguntando: por que isso mudou mesmo?

Afastamentos

Os números são assustadores em função da covid-19 e da gripe influenza. Um levantamento feito pela CNN Brasil mostra que 16 mil servidores públicos da saúde foram afastados em sete redes estaduais, 13 municipais e no Distrito Federal entre os meses de dezembro de 2021 até os dias de hoje do mês janeiro.

Pró-trilhos

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comemora a boa performance do programa Pró-trilhos, lançado em setembro de 2021 para permitir a ampliação da malha ferroviária nacional com empreendimentos privados. “Temos um resultado surpreendentemente positivo com o Marco Legal. Os pedidos representam 19 mil quilômetros de novas ferrovias no Brasil e R$ 220 bilhões em investimentos”. Até 2030, o governo federal pretende fazer com que as ferrovias representem 40% da matriz de transporte no Brasil.

 

Carlos Honorato
[email protected]