Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
PSB irrita PT… Tem muita gente apostando que a irritação do PT com o PSB é “muito grande”, mas no final vão terminar se acertando. “Unidos são mais fortes”, diz um petista otimista. A temperatura subiu tanto nos últimos dias que o PT aventou até a possibilidade de retomar as candidaturas de Humberto Costa (PT-PE) …
Tem muita gente apostando que a irritação do PT com o PSB é “muito grande”, mas no final vão terminar se acertando. “Unidos são mais fortes”, diz um petista otimista. A temperatura subiu tanto nos últimos dias que o PT aventou até a possibilidade de retomar as candidaturas de Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (PT-ES). Um petista da chamada ala dura diz que o PSB quer “fazer político sozinho”. Só que o partido sonha – e o pré-candidato Lula já trabalha nesta direção – em eleger uma poderosa bancada de deputados federais e senadores, que darão apoio a um possível novo governo Lula nas eleições de outubro próximo. A briga por candidaturas a governos estaduais será restringida a menos de uma dúzia.
Alguns petistas acreditam que o sonho do PSB de ganhar as eleições ao governo de São Paulo com o candidato Márcio França é um “grande devaneio”. A convicção petista é de que o ex-prefeito Fernando Haddad tem mais chances de vencer do que o PSDB, que vai completar 30 anos governando São Paulo.
O senador Flávio Bolsonaro desembarcou em Belo Horizonte em busca do apoio do governador mineiro Romeu Zema (Novo) a candidatura de Jair Bolsonaro. Só que não conseguiu nada. Zema continuará apoiando Felipe d´Ávila, pré-candidato do Novo à Presidência da República nas eleições do próximo mês de outubro. Talvez a nova conversa possa ser feita para o segundo turno.
O próximo dia 2 de abril é a data final para muitos políticos deixarem seus cargos para entrarem na corrida eleitoral. Sete dos 27 governadores vão renunciar para concorrer a cargos eletivos. Dois governadores – Welington Dias (Piauí) e Flávio Dino (Maranhão) – disputarão uma vaga no Senado pelo PT e PSB, respectivamente.
Um resumo duro mais certeiro do ex-senador e ex-ministro da Justiça e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes em entrevista ao Estadão: “O PSDB não é mais uma referência nacional”. Tal situação está sendo creditada dentro do partido ao governador tucano de São Paulo, João Doria, cuja candiatura à Presidência da República está sendo contestada em função do baixo desempenho nas pesquisas eleitorais.
Todo prosa e com R$ 1 bilhão em caixa, o União Brasil sonha em aumentar seu poder no Congresso. A ideia é tentar controlar as comissões mais importantes e comandar o Orçamento de 2023. O partido não vê o Centrão como adversário.
“Precisamos da reforma administrativa. Mas isso não vai acontecer, nem com Bolsonaro, nem com Lula”. A previsão foi feita pelo economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, a revisa Istoé.
Para evitar conflitos maiores, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) decidiu por conversas individuais com todos os presidentes de partidos sobre a formação e chapas proporcionais. A disputa goiana não está fácil.
Um forte candidato a uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro, o ex-governador e senador Cristovam Buarque foi eleito vice-presidente do Cidadania-DF. O presidente é Chico de Andrade.
O PSDB e o Cidadania discutem uma possível união no DF para as eleições de outubro próximo. Estão bem adiantadas conversas para a formação de uma federação. Já a possibilidade do senador Izalci Lucas abrir mão de sua candidatura ao Buriti está descartada, mesmo com o PSDB nacional em crise.
Atendendo a supostas orientações superiores, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atendeu entre 2019 a 2020, algo em torno de 1,3% dos 115.688 alertas de desmatamento na Amazônia feitos pela plataforma MapBiomas. É um sinal claro que de governo não anda tão interessado em combater o desmatamento na Amazônia.
Carlos Honorato [email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.