Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Catástrofes sem solução A catástrofe de Petrópolis (RJ), que já contabiliza mais de 160 mortes, deverá mais uma a ser inserida nos anais da história e não fará o poder público se mexer para ajudar a população. Basta lembrar que em 2011 as chuvas fortes na serra fluminense deixaram um rastro de mil mortos. Mesmo …
A catástrofe de Petrópolis (RJ), que já contabiliza mais de 160 mortes, deverá mais uma a ser inserida nos anais da história e não fará o poder público se mexer para ajudar a população. Basta lembrar que em 2011 as chuvas fortes na serra fluminense deixaram um rastro de mil mortos. Mesmo assim, o poder público não acordou para o problema. Segundo o IBGE, 8,27 milhões de pessoas sobrevivem em áreas de risco em 872 municípios. A maior parte (4,26 milhões) está na região Sudeste. A triste realidade também atinge a região Nordeste. Só para se ter uma ideia, em Salvador, 45,5% sobrevivem em áreas de risco sem uma política que tente pelos menos reduzir o problema. Fica a pergunta: será que algum candidato com projeto para enfrentar um problema tão sério?
Continuam as negociações para o desembarque do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), no PSD, de Gilberto Kassab, para ser candidato à Presidência da República. Só as noticias das neociações estão movimentando a política gaúcha. A solução encontrada pelos lideres gaúchos é a formação de “alianças” na disputa do governo do Estado e da vaga de senador.
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, já prepara terreno para ser candidato ao Senado pelo Amazonas ou Roraima, onde foi secretário da Fazenda durante a intervenção federal em 2018. A ideia inicial era tentar uma vaga de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Com poucas chances de sucesso, o general acaba de pedir aposentadoria do Exército para enfrentar um novo desafio.
Nunca é tarde para começar. A Polícia Federal está com um projeto audacioso para combater os crimes ambientais e até mesmo garimpo ilegal na Amazônia. A ideia é a compra de quatro helicópteros de grande porte para deslocamentos em toda região. Resta saber se o governo acatará a ideia.
A Câmara Legislativa do DF precisa fazer um debate e uma análise maior nas leis que aprova. Só para se ter uma ideia, a Casa teve nos últimos três anos 28 leis consideradas inconstitucionais pelo TJDFT. O detalhe curioso é que todas elas foram amplamente debatidas e aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça da CLDF. Espera-se que o quadro mude para melhor no novo ano legislativo.
Comentário do ex-chanceler Celso Amorim sobre a viagem do presidente Jair Bolsonaro à Rússia: “a viagem certa, no momento certo, com a pessoa errada”.
O ex-deputado federal Tadeu Filippelli (MDB-DF) caminha para ser deputado federal ou até mesmo distrital nas eleições do próximo mês de outubro. Com uma ficha invejável de serviços prestados ao DF desde a época do governador Joaquim Roriz, Filippelli é visto como um grande articulador e tocador de obras podendo ajudar o DF, tanto na CLDF como na Câmara dos Deputados.
A deputada Maria Antônia (votação de 6.477 votos em 2018), suplente do deputado Martins Machado (PRB-DF), já está interessada em mudar de partido de olho nas eleições do próximo mês de outubro. A direção do PRB não está gostando da ideia, apesar de saber que ela tem poucas chances de ser eleita no partido.
Secretários do GDF e administradores regionais têm 40 dias para decidirem se vão continua nos seus cargos ou saem para a disputa de um cargo eletivo. Muitos já expressaram a aliados que desistiram do projeto eleitoral.
Muito candidato à vaga de vice-governador do DF, hoje ocupada por Paco Britto, sofre de carência de votos. Muitos nunca disputaram uma eleição. Sempre é bom lembrar que o atual vice se juntou ao hoje governador Ibaneis Rocha na época em que o candidato ao Buriti tinha apenas 1% nas pesquisas.
Carlos Honorato [email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.