COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Moro pode desistir? O ex-juiz e candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, ainda não tem votos sequer para chegar ao segundo turno. Só que já está sobrando escândalos entre seus apoiadores. O mais recente foi o do deputado Arthur do Val, o tal “Mamãe Falei”. Em meio a tantos ruídos que puxam …

Moro pode desistir?

O ex-juiz e candidato do Podemos à Presidência da República, Sergio Moro, ainda não tem votos sequer para chegar ao segundo turno. Só que já está sobrando escândalos entre seus apoiadores. O mais recente foi o do deputado Arthur do Val, o tal “Mamãe Falei”. Em meio a tantos ruídos que puxam a candidatura para baixo, crescem as versões de que Moro pode abandonar a disputa presidencial e optar por uma vaga ao Senado ou mesmo para deputado federal. Aliados sugerem a disputa de federal e a opção mais segura seria por São Paulo.

Palanques

Os candidatos à Presidência da República, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) já tem palanques na maioria dos estados. Na chamada “finada” terceira via, João Doria e Ciro Gomes aparecem com boas negociações por palanques por vários estados.

Michelle Bolsonaro Michele na campanha

Apesar das fofocas de que o casamento com Jair Bolsonaro não estaria “num bom momento”, a evangélica Michele Bolsonaro poderá aparecer na campanha eleitoral. A ideia encanta alguns caciques do Centrão.

Otimista

Apesar do quadro eleitoral complicado e difícil, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, ainda acredita na candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Caso tal sonho se transforme em realidade, Kassab aposta que poderá ter apoios em vários estados. O otimismo não para por aí: Kassab aposta que poderá lançar candidatos em vários estados.

O pior

Curiosidade de um dos editorais do Estadão da última sexta-feira: “Bolsonaro, cuja Presidência representa um retrocesso histórico, diz que mercado que a volta de Lula seria a vitória do atraso. Fato: um ou outro são o que há de pior”.

“Favelização”

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, – uma das muitas escolhas equivocadas do presidente Jair Bolsonaro – está sugerindo um controle das fronteiras de São Paulo contra a “favelização”. O pior de tudo é que com tal pensamento atrasado, Weintraub se diz candidato ao governo paulista nas eleições do próximo mês de outubro. Antes precisa dar uma olhadinha na Constituição para ver se muitas de “suas ideias”  encontram abrigo na Carta Magna.

TikTok

O aplicativo chinês TikTok virou uma espécie de trincheira da invasão russa na Ucrânia. Quem frequenta o aplicativo nota milhões de imagens da guerra nos mais diferentes ângulos. Muita gente diz que o TikTok estaria favorável ao russos, mas é preciso calma e muita informação para traçar um perfil mais crítico.

Pesquisa

Vista com certa desconfiança entre muitos petistas, a pesquisa PoderData em que o ex-presidente Lula (PT) estaria separado Jair Bolsonaro (PL) por apenas 8 pontos percentuais em uma simulação do primeiro turno deu certo gás até mesmo para integrantes do Centrão, que já estão de tolha na mão. O detalhe é que na simulação do segundo turno, Lula venceria com 54% contra 37% de Bolsonaro.

Covardias

O que leva o senador Humberto Costa (PT-PE) a ter tanta raiva de Marília Arraes, neta de Miguel Arraes? Na última campanha para a prefeitura de Recife, Costa trabalhou diariamente para a derrota de Marília com movimentos vistos como “covardes e traiçoeiros”. O jornalista Magno Martins narra algumas covardias que teriam sido cometidas pelo senador no seu blog.

Transposição  

As mentiras sobre a paternidade da transposição do Rio São Francisco demorou pouco. Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), de novembro de 2017, mostra que naquela época faltavam menos de 3% para a conclusão da obra. E mais: um ano antes de Jair Bolsonaro assumir a Presidência da República, o Eixo Leste, de 217 quilômetros de extensão estava concluído. Em resumo: faltava apenas 4,5% para o fim da das obras do Eixo Norte, de 260 quilômetros. Somando os dois eixos a conclusão é a de que em 2017 a obra já estava com 97,5% concluída. Tudo nos governos do PT.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados