COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Escapar do vexame Em alguns grupos políticos de Brasília já existem vozes defendendo que o senador Izalci Lucas (PSDB) deveria tomar duas providências urgentes: abandonar a candidatura ao Buriti por falta de apoio político e sair do PSDB, que passa por uma crise interna. Além do mais, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, …

Escapar do vexame

Em alguns grupos políticos de Brasília já existem vozes defendendo que o senador Izalci Lucas (PSDB) deveria tomar duas providências urgentes: abandonar a candidatura ao Buriti por falta de apoio político e sair do PSDB, que passa por uma crise interna. Além do mais, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, já sinalizou que se nada mudar até junho poderá abandonar o projeto eleitoral. A ideia é fazer com que o senador Izalci escape de um possível “vexame eleitoral” que inviabilize sua vida política no DF. Só que o senador já avisou que “renúncia” não faz parte do seu dicionário. E “vexame” faz?

“Milionário” indeciso

Visto por alguns como um “milionário”, o senador Reguffe (Podemos-DF) não estaria mais vendo a política com os olhos do passado. Talvez esteja aí uma espécie de “desânimo” em enfrentar uma disputa pelo Buriti nas eleições de outubro. Um aliado arremata: “acho que o Reguffe não está pensando nem numa possível candidatura à reeleição ao Senado”.

União Brasil

Quem será o presidente do União Brasil no DF? Até o momento presidente nacional do partido, Luciano Bivar, está preocupado em tentar ser vice de alguma chapa presidencial, mas o jogo está difícil. No páreo estão o ex-deputado federal Alberto Fraga e o advogado Manoel Arruda, um craque em promover festas e advogado de Bivar.

Malas prontas

Em época de janela partidária com vários deputados mudando de partido, o polêmico deputado federal Luis Miranda (PL-DF) acrescentou mais um ingrediente: além de tentar trocar o PL pelo Republicanos está querendo mudar o seu domicílio eleitoral para São Paulo.

Luos

A Câmara Legislativa do DF poderá começar a apreciar amanhã a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Superadas algumas divergências, a expectativa é a de que não haverá alterações no uso e ocupação do Lago Sul, Lago Norte e Parkway. Detalhe: a área residencial do ParkSul não será ampliada.

Demissão

Fontes do governo garantem que o presidente Jair Bolsonaro aceitaria de bom grado o pedido de demissão do presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, que está no cargo desde fevereiro de 2021. Em meio à crise dos combustíveis, o comentário geral é o de que o general não ajudou em nada o governo.

Tarcísio e Skaf

Apoiadores da candidatura do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) ao governo de São Paulo não estão saltitantes com a possibilidade do ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB) virar o vice. Alguns dizem claramente que tem nomes bem melhores no universo paulista.

Bancada

Apesar da crise e outros problemas para sua reeleição, o presidente Jair Bolsonaro trabalha para aumentar a bancada do seu partido, o PL, que atualmente conta com 44 parlamentares. A ideia é chegar a mais de 60 cadeiras e talvez superar o União Brasil.

Requião no PT

Com a presença do ex-presidente Lula, o ex-senador Roberto Requião deverá se filiar ao PT no próximo dia 18. A ideia é disputar o governo do Paraná nas eleições de outubro. Em um vídeo, Requião garante: “analisando a conjuntura política, nós estamos participando de uma frente, de um movimento que vai modificar essa realidade submissa do Brasil diante dos interesses dos muito ricos e do grande capital”.

Moro e MBL

O Movimento Brasil Livre (MBL) acaba de dar uma grande contribuição à campanha do ex-juiz Sergio Moro. “É que depois das críticas ao deputado Arthur do Val, o tal Mamãe Falei”, o MBL resolveu abandonar a candidatura de Moro, que a cada dia fica mais perto de uma candidatura a deputado federal por São Paulo.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados