Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Sem chance Muitos políticos acreditam que a terceira via é algo sem chance de sucesso. Um político do Centrão diz com todas as letras: uma chapa com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), uma espécie de “candidato alternativo” tem “chance zero” de ter algum sucesso. …
Muitos políticos acreditam que a terceira via é algo sem chance de sucesso. Um político do Centrão diz com todas as letras: uma chapa com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), uma espécie de “candidato alternativo” tem “chance zero” de ter algum sucesso. O parlamentar arremata: “Quem tiver alguma dúvida consulte as últimas pesquisas”. Quem já da sinais de cansaço nas inúmeras reuniões em busca de um candidato único é o União Brasil. Há quem diga que o presidente do União, Luciano Bivar, chegou ao momento a “vida como ela é” estaria tirando – em tese – seu time de campo.
O que ainda resta da chamada terceira via tem uma espécie de “acordo” para que até o dia 18 de maio se escolha um nome de consenso para disputar a Presidência da República. Os envolvidos seriam PSDB, MDB União Brasil e Cidadania. Tem gente que aposta na chegada do Podemos.
O presidente Jair Bolsonaro praticamente já fechou questão na escolha do general Braga Netto como seu vice. Só que os evangélicos estão fazendo pressão para que seja escolhido um “terrivelmente evangélico” para o lugar.
A triste ilusão da terceira via continua na cabeça de muitos políticos que não conseguem ultrapassar a barreira dos 4%. Quem parece ter superado o tema foi Sergio Moro, que trocou de patamar ao sair do Podemos e desembarcar no União Brasil. Corrida presidencial é coisa do passado.
Conhecido como “um profissional da política”, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, teria usado de um arsenal de artifícios pouco republicanos para inflar o seu partido. O difícil é provar, diz um político recém-chegado na anabolizada bancada de 73 parlamentares do partido.
Uma noticia que causou calafrios nos petistas foi o desembarque do ex-ministro de Michel Temer, Geddel Vieira Lima – aquele das malas com R$ 51 milhões encontrada pela PF em um apartamento de Salvador -, como aliado de Lula na eleição para o governo da Bahia.
A deputada distrital Jaqueline Silva parece ter aprendido uma boa lição na vida política. Depois de ter saído da presidência do PTB-DF, a parlamentar mobilizou uma excelente nominata para o AGIR 36, partido no qual se filiou. Com nomes de peso e testados em urna, o partido tem como certo eleger dois deputados, podendo chegar a três.
Muitos políticos do DF estão com os “sonhos eleitorais” maiores do que as reais possibilidades. Alguns buscam no passado – uma outra realidade – a explicação para acreditar no futuro. Há quem aposte que as decepções serão enormes.
Uma boa notícia para Ceilândia. O GDF tem a intenção de construir um Hospital da Criança na cidade. O deputado Agaciel Maia (PL) anunciou a novidade durante uma sessão da Câmara, alertando que as verbas para a construção da obra estão garantidas. “O Hospital da Criança vai atender doenças crônicas e transtornos de neurodesenvolvimento e deverá atender mais de mil crianças”, aposta o parlamentar.
O jornalista e empresário Gean Carvalho deverá deixar a secretaria de Comunicação de Goiás. O que se fala é que por ser pesquisador – é dono do Instituto de pesquisa Fortiori – Carvalho vai se dedicar mais na campanha do governador Ronaldo Caiado.
Carlos Honorato [email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.