Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025ROUPA SUJA A lavação de “roupa suja” entre o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a família Bolsonaro parece não ter fi m. Só que os temas narrados pelo ex-ministro podem nunca serem investigados. Weintraub diz até que Bolsonaro foi “sequestrado” e que pode estar sendo chantageado pelo centrão – um grupo de mercadores da …
ROUPA SUJA
A lavação de “roupa suja” entre o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e a família Bolsonaro parece não ter fi m. Só que os temas narrados pelo ex-ministro podem nunca serem investigados. Weintraub diz até que Bolsonaro foi “sequestrado” e que pode estar sendo chantageado pelo centrão – um grupo de mercadores da política disfarçados de “independentes” – com ameaças de prisão. Weintraub disse que também foi vítima de ameaças. E arremata: “como não fiquei com medo, foram atrás dos meus filhos. Podem ter ido atrás da família dele. E ele (Bolsonaro) não está totalmente isento de culpa”.
SEM FORÇAS
SEM as forças-tarefas do estilo Lava Jato, o Brasil dificilmente terá grandes investigações contra a corrupção, que vem dando sinais claros de estar bem presente dentro e fora do governo. Parece que os planos alternativos à Lava Jato do procurador-geral da República, Augusto Aras, estão precisando de uma boa anabolizada para funcionar.
NOVA PESQUISA
MAIS uma pesquisa na praça. Contrata pelo banco de investimentos BTG Pactual junto ao Instituto FSB, a pesquisa mostra que no principal cenário, Lula (PT) aparece com 41% e Bolsonaro (PL) com 32%. Na terceira colocação aparece Ciro Gomes (PDT) com 9%. Os demais concorrentes estão abaixo de 4% e sem qualquer chance eleitoral até o momento.
QUADRO GRAVE
OBSERVADORES políticos dizem que a inflação alta, desemprego elevado e o chamado superendividamento das famílias pode pesar contra o presidente Jair Bolsonaro na hora do voto dos eleitores. Tudo isso dentro de um quadro lamentável da economia.
PFA
ALGUNS bem humorados parlamentares da oposição dizem que se continuar a politização das Forças Armadas em breve o presidente Jair Bolsonaro pode trocar o PL pelo PFA – Partido das Forças Armadas.
ZONA FRANCA
COM O risco da Zona Franca de Manaus perder mais de 100 mil empregos, o governador Wilson Lima entrou com uma ação de inconstitucionalidade contra os efeitos de um decreto de abril passado que atinge o Polo Industrial de Manaus. A ideia é suspender a redução das alíquotas do IPI dos produtos produzidos
LAMENTÁVEL
É PRECISO explicar a quem ainda não entendeu que os ministros indicados ao STF pelo presidente da República não devem obediência canina a ninguém, apenas às suas consciências e às leis vigentes no país. O contrário seria um fato degradante. O episódio dos bolsonaristas contra o ministro André Mendonça, que votou pela condenação do deputado Daniel Silveira, é mais um fato lamentável na história recente do Brasil.
JOVEM CANDANGO
O DEPUTADO distrital Agaciel Maia (PL) comemorou mais um ano de criação do projeto Jovem Candango. Neste ano, 1800 jovens estão no programa. Todos trabalham com carteira assinada em um período e estudam em outro. Tem também o Jovem Empreendedor Rural, cujo objetivo é capacitar e abrir linhas de créditos para os jovens do campo expandirem seus negócios e ampliar o agro do DF.
DERROTA DE PUTIN
A DEPUTADA federal e ex-bolsonarista Joice Hasselmann diz que “a vitória de Emmanuel Macron significa a derrota de Vladimir Putin. É a vitória da democracia e o fortalecimento da Europa. O silêncio do governo brasileiro é alinhado com a tristeza de Putin neste momento”.
SEGURANÇA
UMA boa providência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União): a criação do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar – Escudo do Planalto, em Vaparaíso de Goiás, região do Entorno do DF. A nova unidade atenderá os municípios de Formosa, Luziânia, Posse e Águas Lindas de Goiás.
LIMITES
O CONGRESSO pensa em projetos para impor limites aos indultos presidenciais. Só é preciso combinar com o Centrão, que “manda” nas duas casas legislativas – Câmara e Senado Federal.