Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025Verdades de Lula e Bolsonaro Analistas e pesquisadores, que preferem não se identificar por motivos óbvios, tem uma linha de raciocínio parecidas em relação às eleições de outubro. Alguns acreditam que se o presidente Jair Bolsonaro (PL) continuar atacando ministros do Superior Tribunal Federal (STF) para motivar uma base “que já é dele”, melhor para …
Verdades de Lula e Bolsonaro
Analistas e pesquisadores, que preferem não se identificar por motivos óbvios, tem uma linha de raciocínio parecidas em relação às eleições de outubro. Alguns acreditam que se o presidente Jair Bolsonaro (PL) continuar atacando ministros do Superior Tribunal Federal (STF) para motivar uma base “que já é dele”, melhor para o presidente Lula, que já começa atacar as mazelas da economia – carestia, fome e inflação alta etc. A tese é a de que a massificação do fracasso da economia pode funcionar como uma “bomba relógio” para o presidente, apesar dos infinitos pacotes de bondades. Também tem os que acreditam que os ataques a Lula e as “roubalheiras” nos governos petistas podem servir de combustível para acirrar a disputa. Resta saber se vão ajudar a melhorar as posições de Bolsonaro e de Lula nas pesquisas.
FA e eleições
Alguns políticos acreditam que o presidente Jair Bolsonaro não chegou a consultar a Constituição quando sugeriu que as Forças Armadas fizessem uma apuração paralela das eleições do próximo mês de outubro. É que cabe aos militares a função de obedecer a Justiça Eleitoral, que pode acionar as Forças Armadas para convocar tropas e garantir a eleição.
Dificuldades
Já tem muitos políticos do PDT apostando que o candidato do partido à Presidência da República, Ciro Gomes, pode terminar abandonando a candidatura. Estagnado nas pesquisas, Ciro não vem conseguindo sequer montar palanques estaduais. Caso isso aconteça, o PDT poderá apoiar Lula ainda no primeiro turno.
Reunião do PT
Amanhã, o PT-DF fará reunião discutir o nome do possível candidato ao GDF nas eleições de outubro. O partido tem dois pré-candidatos ao governo: o ex-deputado Geraldo Magela e a sindicalista Rosilene Corrêa. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também participará da reunião.
Mulheres
Três mulheres estão movimentando os bastidores da política no DF: deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), a ex-ministra Damares Alves (Republicanos) – sonha com o Senado – e a deputada federal Flávia Arruda (PL), candidata oficial ao Senado na chapa do governador Ibaneis Rocha. A parlamentar Paula Belmonte pode disputar o GDF, caso o senador Reguffe decida disputar a reeleição ao Senado.
Covid-19
Ainda não chegou a acender a luz amarela, mas os números das mortes por Covid-19 cresceram 30% nos últimos dias e já provocam muitas indagações. Espera-se que o Ministério da Saúde tenha sinceras explicações a dar para a população.
Previdência
Um estudo da “Allianz Pension Report – Latin America 2022” mostra que em função da pandemia é urgente que sejam feitos ajustes nos sistemas de previdência dos países latino-americanos. A ideia é tentar garantir que os sistemas fiquem sustentáveis em médio prazo.
Musk na Amazônia
Depois de gastar um bom dinheiro com a compra do Twitter, o polêmico empresário Elon Musk emite sinais de que estaria interessado em investir alguns bilhões de dólares no Brasil na Amazônia, principalmente no estado do Amazonas. O governador Wilson Lima (União) está entusiasmado com a possibilidade.