Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025Lula lidera e Bolsonaro estaciona Os ataques ao STF e o indulto ao ainda deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não ajudaram em nada o presidente Jair Bolsonaro em termos e ganhos eleitorais como sua assessoria já havia previsto. Uma nova pesquisa Ipespe mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua na liderança com 45% e Jair Bolsonaro …
Lula lidera e Bolsonaro estaciona
Os ataques ao STF e o indulto ao ainda deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não ajudaram em nada o presidente Jair Bolsonaro em termos e ganhos eleitorais como sua assessoria já havia previsto. Uma nova pesquisa Ipespe mostra que o ex-presidente Lula (PT) continua na liderança com 45% e Jair Bolsonaro continuou com 31%. Em termos de votos válidos, Lula está com 48,8% e Bolsonaro com 34%. Pelos números da pesquisa, o ex-presidente continua com chances de vencer a eleição ainda no primeiro turno. A terceira colocação continua com Ciro Gomes com 8%. Os demais concorrentes da fracassada terceira via são insignificantes.
Uma ficção
Como era de se esperar, a candidatura à Presidência da República do presidente do União Brasil, Luciano Bivar, é vista como uma “ficção” dentro do chamado “fim melancólico” da terceira via. Até mesmo alguns aliados acreditam que nem o próprio Bivar acredita em “tal viagem”. É bom lembrar que o deputado terá dificuldades para conseguir a reeleição em Pernambuco.
Abusando
Enquanto o presidente Jair Bolsonaro mantém os ataques contra o sistema eleitoral, políticos do Centrão acham que ele está abusando do direito de errar e não vem conquistando um voto com os ataques ao TSE etc. Chegam a chamar as atitudes de “ações para a bolha”.
Golpe
Entre parlamentares da oposição e assemelhados já existe uma versão – ainda meio imprecisa – de que o presidente Jair Bolsonaro irá dar um golpe seja qual for o resultado da eleição. As posições de apoio ao presidente dos militares seria a senha.
Reflexão
A frase do ministro Alexandre de Moraes (STF) de que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão” poderia ser objeto de reflexão – caso seja possível – de alguns bolsonaristas de extremíssima direita. A vida democrática exige sacrifícios até mesmo dos que a desconhecem.
Marília lidera
Jornalistas pernambucanos acreditam que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem chances reais de vencer as eleições em Pernambuco. Com apoio de Lula, Marília lidera a corrida eleitoral ao governo com 31,9%, segundo pesquisa do Instituto Opinião/Blog do Magno. A candidata Raquel Lyra (PSDB) aparece com 13,3%, Anderson Ferreira (PL) tem 10,3% e Miguel Coelho (União Brasil) aparece com 9,1%. O candidato do PSB, Danilo Cabral, tem apenas 5%.
Aliança
A deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda (PL) continua candidata ao Senado na chapa do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Um almoço ontem entre a candidata, o ex-governador José Roberto Arruda e Ibaneis reafirmou mais uma vez a aliança. O encontro serviu para mostrar – mais uma vez – que não passa de especulação a “versão” de divisão na aliança.
Deputada Damares?
Nos bastidores da política brasiliense já existe uma ala que acredita que a folclórica ex-ministra Damares Alves (PR), cuja candidatura ao Senado pelo DF é apenas um delírio, ficaria muitíssima bem colocada com uma difícil vaga de deputada federal. O complicador é que teria uma “fidelidade canina” ao presidente Jair Bolsonaro, reeleito ou derrotado.
Imposto
Com os serviços públicos abaixo da média razoável, os contribuintes brasileiros já desembolsaram até o momento mais de R$ 1 trilhão para pagamento de impostos aos governos federal, estaduais e municipais. Os dados são do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo.
Mais um
O ex-PGR, Rodrigo Janot, é mais um “sem voto” que pensa em se eleger deputado federal por Brasília. Ele acaba de se filiar ao Podemos e avalia a possível candidatura. Na avaliação de alguns políticos as chances são mínimas.