Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
18 de maio, 2022A Arca de Reguffe Pensando biblicamente, o senador Reguffe (UB) precisará construir uma arca para tentar salvar muitos políticos do dilúvio eleitoral das eleições de outubro. O desejo de muitos políticos sem votos é que seus nomes estejam na lista de Reguffe. O problema é que ao contrário do relato bíblico, a arca de Reguffe …
A Arca de Reguffe
Pensando biblicamente, o senador Reguffe (UB) precisará construir uma arca para tentar salvar muitos políticos do dilúvio eleitoral das eleições de outubro. O desejo de muitos políticos sem votos é que seus nomes estejam na lista de Reguffe. O problema é que ao contrário do relato bíblico, a arca de Reguffe é bem menor do que a Arca de Noé e ainda não tem data para zarpar. Até parece que aguarda o “dilúvio” para se movimentar.
Lula forte na Bahia
A pesquisa Genial/Quaest mostra que o apoio do ex-presidente Lula tem fortalecido o candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que já chega a 34% dos votos contra 47% de ACM Neto (UB), que se diz independente. Já o candidato ligado ao presidente Jair Bolsonaro, João Roma (PL), tem apenas 10%. Outra curiosidade da pesquisa é que 53% dos pesquisados querem a eleição de um candidato ligado ao ex-presidente Lula. Já 29% preferem um candidato que não seja ligado nem a Lula nem a Bolsonaro. O curioso é que na pesquisa espontânea 74% dos entrevistados se declararam indecisos.
Bolsonaro melhora
Pesquisa da Quaest Consultoria mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu o maior índice de aprovação de sua gestão na região Centro-Oeste: 30%. Já a avaliação negativa caiu de 54% para 40%, enquanto 28% classificam a administração como regular. E mais: nas intenções de voto, Bolsonaro lidera com uma subida de 32% para 49%. Já o ex-presidente Lula caiu de 42% para 31%.
Vaidade
Com um desempenho beirando ao ridículo nas pesquisas eleitorais, o candidato do PSDB à Presidência da República, João Doria, resiste e se recusa a ser abandonado pelo partido. É tudo uma mera questão de vaidade.
Vigilante alerta
Preocupado com os frequentes ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro contra as eleições e até ameaça de um golpe militar, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) pediu a união dos distritais da Câmara Legislativa do DF em defesa da democracia do país. O parlamentar alerta que “o Brasil não pode mais suportar os ataques que esse elemento faz todo momento à democracia brasileira”.
Velha política
Parece piada pronta, mas aconteceu. No interior de Sergipe, o presidente Jair Bolsonaro (PL) – acompanhado do Centrão e do ex-presidente Fernando Collor, que dispensa apresentações -, disse em alto e bom som que o Brasil está “se libertando cada vez mais da velha política”. Qual delas?
Dificuldades
O discurso visto como “insustentável” do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas já beira o ridículo. Tanto que a ideia de uma fiscalização externa das eleições via uma consultoria a ser contratada pelo PL enfrenta dificuldades por falta de empresas no mercado. Além disso, ainda existem limites legais. Está na hora do presidente melhorar o seu entendimento sobre eleições no Brasil ou mudar sua assessoria eleitoral.
Novidades
O retorno da ex-ministra Damares Alves de Israel, onde acompanha a primeira-dama Michelle Bolsonaro e uma comitiva de evangélicos, poderá trazer novidades para a política do DF.
Caiado com covid-19
Pelas redes sociais o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), anuncia que testou positivo para a Covid-19 na terça-feira. Caiado avisa que em função do resultado do teste suspendeu as agendas de governo e o encontro da União Brasil que aconteceria no próximo sábado.
Energia
A distribuidora de energia Enel vem recebendo muitas críticas em Goiás. O mantra é o de que “cobra caro e presta um péssimo serviço”. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), encampou as reclamações e já classifica a situação como “insustentável”.