COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Eleitorado feminino A candidata do MDB à Presidência da República, senadora Simone Tebet, tenta mobilizar as mulheres pelo voto feminino para tentar romper a polarização da corrida eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Só que a mais recente pesquisa Datafolha mostra que Lula tem a preferência de 49% do eleitorado feminino. …

Eleitorado feminino

A candidata do MDB à Presidência da República, senadora Simone Tebet, tenta mobilizar as mulheres pelo voto feminino para tentar romper a polarização da corrida eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Só que a mais recente pesquisa Datafolha mostra que Lula tem a preferência de 49% do eleitorado feminino. Já Bolsonaro tem 23%. A situação não está nada é fácil.

Nordeste

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta problemas no Nordeste, onde Lula (PT) está com boa vantagem na preferência do eleitorado. Até o momento a campanha de Bolsonaro não conseguiu reduzir sequer um pouco a vantagem. A ideia agora é o presidente centrar todos os esforços na região e tentar reduzir a boa vantagem de Lula.

Conta de luz

Alinhadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), começa a semana com a missão de tentar anular os reajustes na conta de energia elétrica aprovada pela Aneel.

Bivar candidato

Mesmo com dificuldades para se reeleger deputado federal em Pernambuco, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, embarca em uma nova aventura. É que amanhã, a partir das 17 horas, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, Bivar lança sua candidatura à Presidência da República.

Pesquisa

O presidente Jair Bolsonaro criticou o Datafolha pela mais recente pesquisa em que o ex-presidente Lula (PT) aparece com 21 pontos de frente. Só que o presidente se esquece de que o Datafolha foi o instituto que mais se aproximou do resultado das eleições de 2018.

Ensino domiciliar

Defendido com entusiasmo pelos bolsonaristas, o conservador sistema de “homeshcooling” – ensino domiciliar – já aprovada pela Câmara – vem sendo bombardeado a reprovado por inúmeros especialistas. O projeto deverá ser questionado no STF. Mais um motivo para o presidente Jair Bolsonaro atacar a corte. Só para lembrar, a evasão escolar em 2021 atingiu 12,2% dos jovens entre 15 e 21 anos, algo em torno de 2,72 milhões de brasileiros.

Fora

A bela ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila (PCdoB), tomou uma decisão: não irá disputar mandato nas eleições do próximo mês e outubro.   Ela anunciou a decisão no final de semana pelas redes sociais.

Puro sangue

O presidente Jair Bolsonaro já bateu o martelo na formação da chapa puro sangue que disputará o governo e Santa Catarina. O senador Jorginho Mello (PL) será o candidato ao governo catarinense. Já o ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif (PL), será candidato ao Senado e conta com apoio do empresário Luciano Hang. Só para lembrar, proporcionalmente Santa Catarina foi o estado em que Bolsonaro foi mais votado em 2018.

Tragédia anunciada

Mais uma tragédia se abate sobre a chamada Grande Recife. Em tempos de eleição o culpado por tudo é o PSB, que governa Pernambuco, juntamente com a prefeitura, há mais de 26 anos. As obras de saneamento nunca foram prioridade, apesar das promessas. Enquanto isso, a população de baixa renda sobrevive em áreas de risco. O resultado todo mundo está vendo na cobertura televisiva de mais uma tragédia anunciada.

PROS com Ibaneis

O presidente do PROS-DF, Celivaldo Elói, garantiu que o partido estará ao lado do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), nas eleições de outubro. Apesar de a pandemia ter atrapalhado, Celivaldo diz que “o governador vem fazendo um bom trabalho pela cidade, resgatando a autoestima do cidadã, fazendo grandes obras e cuidando da área social com carinho”.

Gim negocia

O ex-senador Gim Argello (PROS-DF) ainda não decidiu qual será a sua opção na disputa eleitoral, Senado ou Câmara. A preferência do partido é montar uma forte bancada de deputados na Câmara. A ideia é negociar e tentar convencer o ex-senador a entrar na corrida pela Câmara.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados