Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025Fator Ciro Na cabeça de alguns petistas os 7% da candidatura de Ciro Gomes (PDT) só tem uma serventia: barrar a vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno. Tanto que Lula faz pressão para Ciro desistir da candidatura. Irado, o pedetista diz que “jamais desistirá” da disputa. Só que as eleições serão em 2 …
Fator Ciro
Na cabeça de alguns petistas os 7% da candidatura de Ciro Gomes (PDT) só tem uma serventia: barrar a vitória do ex-presidente Lula (PT) no primeiro turno. Tanto que Lula faz pressão para Ciro desistir da candidatura. Irado, o pedetista diz que “jamais desistirá” da disputa. Só que as eleições serão em 2 de outubro, tempo suficiente para a recuperação dos postulantes à Presidência da República.
Joe quer o Buriti
O ex-deputado Joe Valle garante que o PDT terá candidato ao Palácio do Buriti e pode até ser uma chapa “puro sangue”. O detalhe é que Joe quer ser o candidato ao Buriti. Quem conseguiu tirar a revelação do ex-deputado foi a bancada do Jornal da Sucesso 2ª edição, da Rádio Sucesso 100.5 FM, composta pelos jornalistas Hélio Porto Filho e João Zisman. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é um entusiasta da disposição de Joe Valle.
Mais bonito
Usando a sua sempre desastrada ironia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está melhor do que ele no eleitorado feminino porque é “mais bonito”. O certo é que pesquisa Datafolha mostra que a rejeição de Bolsonaro no público chega a 60%. A primeira-dama Michelle vai entrar na campanha para tentar reduzir a rejeição. Uma missão difícil.
Covid-19
A Covid-19 ainda não é um caso do passado. Tanto que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid de São Paulo recomendou a volta do uso das máscaras nas escolas paulistas. Já é um sinal do temor do aumento de casos e mortes por Covid.
E o Centro…
O ex-governador tucano Geraldo Alckmin (PSB) desembarcou como vice de Lula (PT) com uma missão bem clara: atrair o centro para a campanha petista. Só que até o momento nada disso aconteceu. Experiente, Alckmin sabe que tempo em política é algo fundamental.
Bivar misterioso
Qual é mesmo o plano do presidente do União Brasil e candidato à Presidência da República, Luciano Bivar? Com mão pesada, retirou da corrida presidencial o ex-ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, e o ex-juiz Sérgio Moro, que tenta viabilizar uma candidatura (Câmara ou Senado) por São Paulo. Depois de tudo isso, Bivar se lançou candidato, mas sem qualquer chance na corrida eleitoral. Parece que a ideia era essa mesmo.
Servidores públicos
Sindicalistas acreditam que o possível aumento de 5% para os servidores públicos, que o presidente Jair Bolsonaro está prometendo, não significa garantia de voto na urna. A opinião é que 5% não representa muita coisa com uma inflação nas alturas.
Ataques
A candidata ao Senado Flávia Arruda (PL-DF) vem sendo bombardeada por grupos no WhatsApp. Os ataques dizem que ela desistiu da disputa. Tudo papo furado. A deputada está firme na disputa da vaga ao Senado na chapa do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).
Na fila
Livre na pista, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (União Brasil), não esconde a vontade de ser lembrado em um eventual governo de Lula.
Quo Vadis
Ninguém no mundo político brasiliense entendeu o senador Reguffe que postou foto ao lado da candidata do MDB à Presidência da República no mesmo dia em que o presidente nacional do seu partido, Luciano Bivar, lançava seu nome para o Palácio do Planalto. A explicação é simples: não significa nada porque Reguffe tira foto com todo mundo.
Rosilene em alta
Com o nome em alta dentro do PT, a sindicalista Rosilene Corrêa (PT) deve ser a candidata ao Senado pelo PT. Seu maior adversário é o ex-deputado Geraldo Magela, que não conta com a simpatia da maioria dos delegados com direito voto que irão escolher o candidato ao Senado. E mais: a performance eleitoral de Magela nas últimas eleições não o credencia a disputa.