Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Teatro eleitoral? A impressão que se tem é que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com os nervosos à flor da pele. O motivo seriam os resultados das pesquisas – internas e externas. Alguns políticos próximos ao presidente chegam a dizer que “o temor maior é ser derrotado ainda no primeiro turno”. Já existe uma …
A impressão que se tem é que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com os nervosos à flor da pele. O motivo seriam os resultados das pesquisas – internas e externas. Alguns políticos próximos ao presidente chegam a dizer que “o temor maior é ser derrotado ainda no primeiro turno”. Já existe uma corrente que garante que o presidente faz um “teatro estratégico eleitoral”. Também existe a certeza de que os “conselhos familiares” acabam atrapalhando o candidato Bolsonaro, que precisa conquistar novos eleitores e não ficar agradando a chamada “bolha”.
Já se fala que teremos um 7 de setembro bélico com tanques e aviões militares nos céus de Brasília. A ideia seria tentar intimidar os ministros do STF e mostrar também força eleitoral pelas ruas do País. Nem todo mundo acha que tal fato iria mudar os números das pesquisas, muito menos assustar os ministros do STF. O tema está na pauta do presidente.
Já se comenta em algumas rodas que está meio que “ensaiado” um conflito entre alguns ministros do STF com os indicados pelo presidente Jair Bolsonaro: Nunes Marques e André Mendonça.
A suspensão da divulgação da pesquisa da XP/Ipesp seria em função do crescimento do ex-presidente Lula (PT) e a baixa do presidente Jair Bolsonaro (PL). O que está circulando em alguns gabinetes de Brasília é que o ex-presidente Lula estaria com 49% e Bolsonaro com 28%. Os números teriam aumentado o “desespero” do presidente.
Apesar de fraca, tudo levar a crer que a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) vai se tornando uma realidade já que foi aprovada a aliança do PSDB, MDB e Cidadania. Não se espera grandes mudanças já que existe uma estabilização na polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Uma curiosidade na pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada na quarta-feira, é um empate técnico de candidatos ao Senado: Reguffe (17%), as ex-ministras do governo Bolsonaro, Damares Alves e Flávia Arruda (PL), além da deputada federal do PT, Erika Kokay (PT), que vai concorrer à reeleição.
O presidente Jair Bolsonaro ensaiou, mas não conseguiu dar o reajuste para os servidores. Sobrou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, dar a “péssima” notícia. Não está descartada a movimentação dos servidores em torno de uma possível greve geral.
Em tempo de eleição, não interessa o quanto se gasta, pois o importante é a vitória. É assim que o presidente Jair Bolsonaro tem trabalhado. Tanto que pretende gastar R$ 29,6 bilhões para tentar reduzir os preços dos combustíveis, que vem derrubando sua aprovação nas pesquisas. A revelação é do senador Fernando Bezerra, relator da Prposta de Emenda à Constituição dos Combustíveis. Resumindo: as bondades eleitorais de Bolsonaro já ultrapassan os R$ 335 bilhões.
O ministro Alexandre de Moraes estará presidindo o TSE nas eleições de outubro. Pelo andar da carruagem não teremos uma farra de fake news como nas eleições de 2018, o que vem apavorando aliados do presidente Jair Bolsonaro. Tanto que Moraes já mandou o recado para quem gosta de tal prática: “aqueles que se utilizarem de fake news terão seus registros indeferidos e seus mandados cassados”.
Por uma iniciativa do deputado distrital Agaciel Maia (PL) a Câmara Legislativa prestou homenagem aos servidores da Secretaria de Agricultura do DF. Na visão do parlamentar, “apesar de pouco conhecidos, os servidores da Secretaria de Agricultura são fundamentais para melhorar a qualidade dos alimentos dos brasilienses”. Agaciel trabalhou muito pela aprovação da lei que garantiu a recomposição salarial dos trabalhadores.
Carlos Honorato [email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.