Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025Bondades e eleição esforço eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) vem sendo explícito nos seus chamados “pacotes de bondades”, o que “alegra o Centrão”, que vislumbra a possibilidade de uma “boa melhora” nas pesquisas eleitorais até as eleições de outubro. Só que tem um, porém danoso na economia: a alta da inflação e o endividamento …
Bondades e eleição
esforço eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) vem sendo explícito nos seus chamados “pacotes de bondades”, o que “alegra o Centrão”, que vislumbra a possibilidade de uma “boa melhora” nas pesquisas eleitorais até as eleições de outubro. Só que tem um, porém danoso na economia: a alta da inflação e o endividamento das famílias. Dois fatores que tem reduzido a eficiência das “bondades”, além de medidas para incentivar o consumo como saque de R$ 1 mil do FGTS, além da antecipação de 13% salário para aposentados.
Adivinhação…
Preso na semana passada e investigado por suspeitas de corrupção no Ministério da Educação, o ex-ministro Milton Ribeiro revelou a suas filhas que soube da operação pelo presidente Jair Bolsonaro, que nega. O ministro da Justiça, Anderson Torres, nega ter tratado do assunto com o presidente. Parece um caso de adivinhação ou…
Candidatura
Em algumas rodas de Brasília já é dada como certa uma possível candidatura da deputada federal Flávia Arruda (PL) ao governo do DF, possivelmente com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). A deputada tem negado tal intenção.
Paula X Izalci
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) ainda não “jogou a toalha” em relação ao comando da Federação Cidadania/PSDB. Apesar do senador e candidato ao GDF, senador Izalci Lucas, ter o apoio do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, aliados da parlamentar garantem que ela tem alguns “trunfos” na disputa.
Marconi versus Caiado
Durante uma festa no município de Pirenópolis, o tucano Marconi Perillo disse ao deputado Zacharias Calil (União Brasil) que é candidato a governador. “Sou candidato a governador. Eu gosto é de guerra”, garantiu Marconi. Segundo pesquisa do instituto Real Time Big Data, a corrida eleitoral em Goiás mostra o governador Ronaldo Caiado (UB) com 34%, Marconi Perillo (PSDB) com 19% e Gustavo Mendanha (Patriota) com 18%. Fala-se que Mendanha poderia virar vice de Marconi.
Especialista na OAB
O competente advogado Claudio Lima, considerado um especialista em articulação entre os poderes, acaba de ser empossado como Membro Consultor da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
CPI do MEC
A semana pode ser decisiva para a instalação da CPI do MEC, no Senado, o escândalo mais recente do governo Jair Bolsonaro. Até mesmo a chamada “base governista” já sussurra que no atual “estado de coisas” é que impossível conseguir barrar a CPI.
Vaias
O prestígio do presidente Jair Bolsonaro não está bom em festas populares. Tanto que foi no São João de Caruaru (PE) e foi vaiado. Ele não foi à grande festa dos bois Garantido e Capricho, na cidade de Parintins, Amazonas. Recebeu vários “fora Bolsonaro” da plateia do bumbódromo.
Piratas
Assaltos milionários pelos chamados “piratas” do Rio Madeira, as empresas transportadoras de navegação do Amazonas ameaçam paralisar suas atividades. Já está na hora do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), entrar no circuito.
Programa do PT
Os jornalões – como sempre – continuam disparando contra o programa de governo apresentado pelo PT. A coligação já fez algumas correções, mas ainda existem muitas questões para o debate. Até parece que a convivência com o governo de Jair Bolsonaro está fazendo setores da mídia ficaram bem mais à direita. “Faz parte”, dizem alguns petistas.