Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

6 de julho, 2022

Arruda tentará recomeçar Caso consiga se livrar da inelegibilidade, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, deverá ser candidato a deputado federal e se aposta […]

Ponto Final

Arruda tentará recomeçar

Caso consiga se livrar da inelegibilidade, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, deverá ser candidato a deputado federal e se aposta numa votação expressiva, capaz de eleger mais dois parlamentares pelo PL-DF. A decisão teria a bênção do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. Tanto que existe um comentário de alguns aliados de que Arruda estaria usando uma frase bem conhecida do seu vocabulário: “não posso errar”.

Contra CPI

A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) e candidata ao Senado dizem na rede social que “a Polícia Federal, a Procuradoria Geral da República, o Supremo Tribunal Federal e não sei mais quantas instituições estão investigando o MEC. Não precisa de CPI para fazer palco em ano eleitoral. Em regra, CPIs investigam para enviar o resultado aos órgãos que já estão apurando”.

Combustíveis

A redução do ICMS nos preços dos combustíveis pelos Estados é vista por alguns técnicos como uma medida meramente paliativa, mas interessante para a economia. E mais: tem um efeito psicológico nos consumidores e eleitores, o que agrada em muito os planos eleitorais do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Pesquisas

As primeiras pesquisas que estão sendo fechadas após o lançamento da candidatura do senador Reguffe (UB) ao GDF mostram que não houve o crescimento esperado nas intenções de voto para o senador.

Reguffe e Parente

Ao contrário do que se diz em algumas rodas, o nome cotado para vice na chapa do senador Reguffe (UB) na corrida ao Buriti pode não ser o da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Graças a uma articulação do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o nome poderá ser do ex-secretário de Educação do governo de Ibaneis Rocha (MDB), Rafael Parente.

Na disputa

Apesar de silenciosa, a senadora Leila do Vôlei (PDT) não desistiu de disputar o GDF nas eleições de outubro. Muita gente acha que a parlamentar poderá ser um apoio fundamental em um eventual segundo turno nas eleições no DF. Aguardemos…

Sem novidade

Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, mostra que o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% dos votos válidos contra 42% de todos os demais concorrentes. Tal quadro poderia levar Lula a uma vitória no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Entre as 12 candidaturas à Presidência da República, Lula tem 43% contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Diárias

As diárias dos servidores públicos gastas em viagens de trabalho com hospedagens e alimentação foram reajustadas em 70%. Segundo publicação no Diário Oficial da União, o governo federal criou 12 novos patamares. A variação dos valores é de acordo com o cargo do servidor.

Capitã cloroquina

A ministra Carmen Lúcia, do STF, arquivou a queixa-crime de Mayra Pinheiro, conhecia como a capitã cloroquina, contra a cúpula da CPI da Covid por inépcia e ausência de indícios. Pela rede social, o senador Renan Calheiros avisa que Mayra deverá voltar aos tribunais para “explicar a prescrição de cloroquina em Manaus que matou milhares de brasileiros”. Mayra é candidata à deputada federal pelo Ceará.

Cargos

O inferno astral do ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, vai demorar a passar. Tanto que o procurador Lucas Furtado (TCU) quer saber o segredo de 21 cargos que o ex-presidente da Caixa Econômica acumulava em conselhos do banco. Cada dia surge uma novidade.

 

Carlos Honorato
[email protected]