Carlos Honorato [email protected]
Ponto Final
1 de fevereiro, 2025Centrão e Bolsonaro Alguns políticos estão fazendo uma curiosa reflexão sobre até quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai deixar o Centrão mandar a desmandar no seu governo. Nos últimos anos, o Centrão tomou conta do Congresso com o infalível argumento do “orçamento secreto”. Agora acaba de colocar nas mãos do presidente R$ 41 bilhões …
Centrão e Bolsonaro
Alguns políticos estão fazendo uma curiosa reflexão sobre até quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai deixar o Centrão mandar a desmandar no seu governo. Nos últimos anos, o Centrão tomou conta do Congresso com o infalível argumento do “orçamento secreto”. Agora acaba de colocar nas mãos do presidente R$ 41 bilhões para usar e abusar de bondades para se recuperar nas pesquisas eleitorais e tentar superar o candidato petista Lula. Já os mais experientes definem a união de forma simples: ´”A parceria continuará até a derrota nas urnas”. Depois disso o Centrão irá apoiar o novo governo. Simples assim.
Herança
Da economista Elena Landau, que implementou as privatizações do governo de FHC, em entrevista a revista IstoÉ: “O Bolsonaro, com o Centrão, introduziu a chantagem na condução de sua política populista”. E também mandou um alerta: “Quem assumir em 2023 vai enfrentar a verdadeira herança maldita”.
Arruda
Já circula em algumas rodas política do DF que o ex-governador José Roberto Arruda (PL) estaria até disposto a topar ser candidato ao Senado na chapa do governador Ibaneis Rocha. Fica a pergunta: porque Arruda não fez tal proposta ao governador Ibaneis?
Conselho
A deputada federal e candidata a vice na chapa do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), Celina Leão está sendo aconselhada por aliados a pegar uma sala no Palácio do Buriti e começar a mapear todo o GDF já de olho na sua candidatura em 2026.
Discurso fraco
O discurso da candidata ao Senado pelo PT-DF, Rosilene Corrêa, já não vem agradando a militância. Os mais apressados já começam a ver no retrovisor a possibilidade de substituição.
PDT com Caiado
Em Goiás, o PDT do candidato Ciro Gomes acaba de desembarcar no time do governador Ronaldo Caiado (UB), candidato à reeleição. Com a chegada do PDT, Caiado já tem apoio de parte do MDB, Avante, Cidadania, PSD, Podemos, Progressistas, PV Solidariedade, PRTB, PSC, PTB, Consciência 91 e não oficialmente o Republicanos.
Desmatamento
A punição contra desmatamentos e outros crimes na Amazônia ficam cada vez mais difíceis. Tanto que um parecer aprovado pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim, dificulta a execução da Lei de Crimes Ambientais. Traduzindo: a punição para os acusados de desmatamentos se torna mais complicada.
Bom trabalho
Aliados, ignorando a confusão geral montada pelo “rolo compressor” do Centrão no Congresso, garantem que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prestou um “grande serviço” ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
De volta
Uma aliança vitoriosa entre o chamado MDB profissional com o candidato petista Lula, a configuração da Câmara poderá ter Eunício de Oliveira como candidato a presidente da casa.
MDB e PT
Apesar da conversa de que o MDB teria fechado apoio ao candidato petista Lula em nove estados, o partido não dá sinais de que vai desembarcar da candidatura de Simone Tebet, mesmo que continue com um desempenho baixo.
Light
Ver o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) com uma postura light até parece uma fake news eleitoral. Afinal de contas, Bolsonaro sempre foi polêmico e brigador, mesmo sem ter razão na maioria das vezes.