COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Damares x Flávia  A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) terá muitas dificuldades para viabilizar sua candidatura ao Senado. Ela não anda bem de saúde e mal colocada nas pesquisas. A também ex-ministra Flávia Arruda (PL) vem dando de lavada nas pesquisas eleitorais. E mais: o presidente Jair Bolsonaro ainda não abençoou a candidatura de Damares e …

Damares x Flávia 

A ex-ministra Damares Alves (Republicanos) terá muitas dificuldades para viabilizar sua candidatura ao Senado. Ela não anda bem de saúde e mal colocada nas pesquisas. A também ex-ministra Flávia Arruda (PL) vem dando de lavada nas pesquisas eleitorais. E mais: o presidente Jair Bolsonaro ainda não abençoou a candidatura de Damares e não dá sinais de que estaria satisfeito. O detalhe é que Damares é muito ligada à primeira-dama Michele Bolsonaro. A conferir.

Armas x bibliotecas

Um levantamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) teve uma triste constatação: de 2015 a 2020, o Brasil fechou 764 bibliotecas. O pior de tudo é saber que só este ano a Polícia Federal cadastrou 131.824 armas de fogo. Já o Exército cadastrou 168.086 armas de militares. Tem alguma coisa muito errada acontecendo no Brasil.

Convenções

O PDT de Ciro Gomes abre a temporada de convenções partidárias para oficialização de candidaturas na próxima quarta-feira (20), primeiro dia do prazo que vai até o próximo dia 5 de agosto. Já o candidato petista Lula oficializa sua candidatura na quinta-feira (21), em São Paulo.

Coligados

A chapa “Vamos Junto(a)s pelo Brasil”, que tem na cabeça  Lula(PT) e Geraldo Alckmin (PSB), conseguiu reunir até agora sete partidos coligados: PT, PSB, PCdoP, PV, Psol, Rede e Solidariedade. Só para lembrar, tal arco de partidos conseguiu eleger na última eleição 123 deputados federais.

Urnas eletrônicas

Depois de 25 anos comandando as eleições no Brasil, aparece gente querendo trocar as urnas eletrônicas pelo voto impresso. É muito atraso ou segundas intenções em relação às eleições de outubro.

Reflexão

Reflexão do ex-deputado e advogado Delegado Itagiba: “Cada vez que um corrupto é reeleito com seu voto, ele acredita que pode continuar roubando com o seu apoio”.

Piada

Piadinha sem graça da deputada estadual e candidata ao Senado, Janaina Paschoal (PRTB-SP): “Lula e Bolsonaro, em postagens recentes, concordaram e até aplaudiram Anitta. Estaremos diante da terceira via?”.

Românticos

As análises dos adeptos de última hora de uma possível candidatura do ex-governador José Roberto Arruda (PL) ao Palácio do Buriti estão muito românticas. Eleição não se ganha tomando calda de cana no quiosque da esquina.

Reclamações

Vários candidatos do PP-DF, presidido pela deputada federal Celina Leão, indicada a vice na chapa de reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB), estão reclamando da parlamentar. Parece que a ideia é que Celina teria chance de se reeleger e “levar” outros candidatos.

Desmonte

Durante o seminário “O Desmonte do Estado”, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp), a conclusão foi clara: para voltar a crescer, o Brasil precisa, além de uma reforma tributária, de projetos de investimento em diversas áreas e vontade política. Com sucessivas reduções na promoção de direitos pelo Estado, especialistas defendem ações conjuntas nos setores fiscal, produtivo, científico, de inclusão e ambiental para reverter o desmanche no último ano.

Polarização

Políticos goianos acreditam que a eleição em Goiás poderá ficar polarizada entre o governador Ronaldo Caiado (UB), candidato à reeleição, e o ex-governador tucano Marconi Perillo, que lançou sua pré-candidatura no sábado passado. Pelas pesquisas recentes, Caiado lidera, tendo um empate técnico entre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e Marconi Perillo.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados