COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Cristianização de Tebet Não resta dúvida de que o processo de cristianização da candidata Simone Tebet (MDB-MS) está em curso e ajudado pelo seu fraco desempenho nas pesquisas. O MDB lulista já trabalha a todo vapor para que o partido declare seu apoio ao candidato Lula (PT) ainda no primeiro turno. Com as contas confusas …

Cristianização de Tebet

Não resta dúvida de que o processo de cristianização da candidata Simone Tebet (MDB-MS) está em curso e ajudado pelo seu fraco desempenho nas pesquisas. O MDB lulista já trabalha a todo vapor para que o partido declare seu apoio ao candidato Lula (PT) ainda no primeiro turno. Com as contas confusas do MDB, os petistas garantem que já contam com o apoio de 11 diretórios. Já o MDB fala que Tebet tem apoio de 19 diretórios. Só que a conta não fecha, pois a soma dá 30 e o Brasil não tem 30 estados.

Ciro e as urnas

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) age “fora da casinha” em relação ao seguro sistema eleitoral brasileiro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) é claro: “Eu acredito nas urnas eletrônicas. Não tenho dúvida de que o quadro político do país será capaz de realizar eleições justas e transparentes”.

Republiqueta

O senador Marcelo Costa (MDB-PI) disse, em entrevista a revista IstoÉ, que não gosta de ver militares se metendo em eleições. A explicação é bem simples: “Ninguém ouve falar em militares se metendo nas eleições em países desenvolvidos do mundo. Esse negócio de Forças Armas dando opinião nas eleições é coisa de republiqueta de bananas”.

Milagre

A direção do PT imagina que possa acontecer “um milagre” ate o próximo dia 31. É que o partido fixou a data para tentar resolver os impasses em sete estados, algo fundamental para acreditar numa eleição no primeiro turno.

Em risco

Os “paraquedistas eleitorais” do presidente Jair Bolsonaro já vivem dramas. O ex-ministro Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de São Paulo, já sente o peso do apoio de Bolsonaro, cuja rejeição junto ao eleitorado paulista chega a 60%. Com o quadro atual, Tarcísio corre o risco de não chegar ao segundo turno.

Aras usa vídeo

Visto como um “aliado” de fé do presidente Jair Bolsonaro (PL), o procurador-geral da República, Augusto Aras, não parece disposto a entrar no debate sobre o sistema eleitoral. Tanto que depois do fiasco do encontro de Bolsonaro com os embaixadores, Aras divulgou um vídeo antigo defendendo o sistema eleitoral. Só que em meio ao repúdio nacional, Aras terá que tomar uma posição em breve. Será difícil defender a atitude do presidente.

Vice de Ciro

A candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT) já chegou ao seu limite e dificilmente o panorama irá mudar. A curiosidade é que a senadora Leila Barros (PDT-DF), candidata ao GDF nas eleições de outubro, ainda é apontada como “possível” vice de Ciro Gomes.

Camisa de força

O União Brasil colocou uma espécie de “camisa de força” na possível candidatura do senador Reguffe ao GDF nas eleições de outubro. Aliados já acreditam que o senador deveria estudar a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal ou a reeleição para o Senado.

Repensando

Com a possível candidatura do ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL), a deputado federal, muitos candidatos estão repensando seus projetos políticos. Alguns já estão pensando em mudar de opção, pois o quadro ficou “muito difícil”.

Convenção

Afinadíssimos para as eleições de outubro, o MDB, do governador do DF, Ibaneis Rocha, e o PP, de Celina Leão, farão uma convenção conjunta no próximo dia 31, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Reunião

O deputado distrital Agaciel Maia (PL-DF) promove hoje, a partir das 19 horas, no Clube de Oficiais da PM, no Setor de Clubes Esportivos Sul, uma grande reunião de colabores e apoiadores. Maia disputará a reeleição para a Câmara Legislativa.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados