Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

27 de julho, 2022

O rebelde Bolsonaro Alguns integrantes do Centrão já começam a se perguntar até quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ignorar os conselhos da campanha […]

Ponto Final

O rebelde Bolsonaro

Alguns integrantes do Centrão já começam a se perguntar até quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ignorar os conselhos da campanha para tentar melhorar seu desempenho nas pesquisas eleitorais. A impressão que se tem é que o presidente continua com a cabeça nas eleições de 2018, onde já se comprovou que foi uma espécie de “um ponto fora da curva”. Bolsonaro continua com a rotina de agradar a chamada “bolha”, que não tem capilaridade suficiente consolidar a sua reeleição. Na convenção de domingo, no Maracanãzinho (foto), o presidente fez tudo o contrário do que se pediu. Já tem gente achando que “não adianta sugerir nada”.

MDB rachado

Rachado e sem um projeto nacional, o MDB deve confirmar hoje a candidatura à Presidência da República da senadora Simone Tebet, que até o momento não tem chances de uma boa performance na disputa. Tanto que emedebistas de 11 estados já estão apoiando a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É bom lembrar que o MDB sempre apoiou o vencedor.

Alerta

Em meio à preocupação com as ameaças do presidente Jair Bolsonaro contra as eleições, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) alerta que “essa é uma eleição histórica. Está em jogo a democracia, a vida, a verdade, o emprego, a sobrevivência”.

Primeiro turno

Muita gente aposta que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PTB-SP), candidato a deputado federal por São Paulo, não será eleito. Cunha ignora os prognósticos azarados. Só tem uma posta: não haverá segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Um deles vencerá no primeiro turno.

Romário na frente 

O senador e bolsonarista Romário (PL) lidera a corrida eleitoral no Rio de Janeiro na disputa pela reeleição ao Senado. Pesquisa do Instituto Gerp mostra Romário com 26%. O segundo colocado é o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), que pulou de 17% para 22%. Na terceira colocação está Alexandre Molon (PSB), que passou de 15% para 16%.

Promessa

Apesar do mar de dúvidas até mesmo de aliados, o União Brasil está prometendo lançar o nome do senador José Antônio Reguffe (UB) ao Palácio do Buriti no próximo dia 3 de agosto. Muita gente acredita que o senador não deve entrar na disputa. Tanto que até o momento a chapa ainda não está definida.

Reeleição?

Na briga pelo comando da Federação PSDB-Cidadania, o senador Izalci Lucas levou a melhor e será o pré-candidato ao Palácio do Buriti nas eleições de outubro. Até o momento, a derrotada Paula Belmonte (Cidadania) tem vaga garantida para disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Só que ela ainda não decidiu nada sobre seu futuro.

O retorno

O ex-deputado distrital Edmar Pireneus se filou ao Avante para disputar uma cadeira na Câmara Legislativa. Quer ser o representante de Brazlândia.

Livro

O ex-desembargador eleitoral do TRE-DF, Jackson Domênico, lança na próxima terça-feira (02/08), às 19 horas, no Espaço Cultural do STJ, o livro “Justiça, paz e felicidade – o poder das virtudes – o extraordinário a partir do essencial”. O livro mostra que as virtudes essenciais são identificadas como pilares ao cidadão.

PT e PSDB

Muita gente acha difícil, mas existem conversas para que o PT e o PSDB de Goiás acertem uma aliança para as eleições de outubro. O candidato tucano e ex-governador Marconi Perillo vem conversando muito, mas não está fácil. Dentro do PT os tucanos são tratados como “inimigos”.

 

 

Carlos Honorato
[email protected]