COLUNAS

Ponto Final

1 de fevereiro, 2025

Euforia petista e aposta bolsonarista Não tem como negar que existe certa euforia entre os petistas sobre uma possível vitória do candidato Lula no primeiro turno. Pela pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem 47% de intenções de voto. Assim, Lula chega a cinco pontos acima da …

Euforia petista e aposta bolsonarista

Não tem como negar que existe certa euforia entre os petistas sobre uma possível vitória do candidato Lula no primeiro turno. Pela pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem 47% de intenções de voto. Assim, Lula chega a cinco pontos acima da soma de todos os seus adversários. Segundo os analistas, tal fato do momento coloca o petista com chances de vencer no primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 29%. O pedetista Ciro Gomes (PDT) continua na terceira colocação com 8%.

Na pesquisa espontânea, Lula lidera com 38%, seguido por Bolsonaro com 26%, Ciro Gomes com 3%. A aposta do presidente Jair Bolsonaro é ganhar força com o Pacote das Bondades e promover uma grande manifestação popular no 7 de setembro.

Desgaste

Alguns políticos da oposição estão se perguntando a razão do procurador-geral da República, Augusto Aras, ter escalado a procuradora Lindora Araújo, sua vice, para recomendar ao STF o arquivamento das acusações da CPI da Covid contra o presidente Jair Bolsonaro. Já outros acreditam que deve ser em função do “desgaste” do PGR em relação às ações envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

Sem convite

O presidene do Republicanos, Marcos Pereira, único que acredita que a ex-ministra Damares Alves tem chance de ser senadora pelo DF, não anda sendo convidado para as reuniões do chamado “nucelo duro” da campanha de Jair Bolsonaro. Detalhe: o problema foi a tenativa de forçar a candidatua de Damares ao Senado pelo DF.

Muita tensão

Tem muitos petistas esperando as eleições para ver o desempenho do PSB, que realiza hoje a sua convenção em Brasília. O motivo é que o partido causou momentos de tensão na relação com o PT.

Incompetência

Tem coisas que só acontecem no Brasil. Tanto que a Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu que o governo Bolsonaro pagou auxílio emergencial a 135,7 mil pessoas mortas, no período de 2020 e 2021. O rombo da incompetência chega a R$ 336,1 milhões.

Manifesto

É incrível que em 2022, o Brasil seja obrigado a fazer manifesto em defesa da democracia. Só pessoas com problemas mentais sem tratamento adequado ainda acreditam que ditadura pode resolver alguma coisa nos tempos de hoje.

Combustíveis

Os bolsonaristas estão comemorando a queda nos preços dos combustíveis. Só para se ter uma ideia, os economistas já estão revisando as projeções do IPCA do ano para baixo.

De volta

A ex-senadora Marta Suplicy – atualmente sem partido – está se reaproximando do PT. O candidato petista Lula nunca se afastou de Marta ao contrário de outros figurões do partido. O lema agora é esquecer o passado e lutar em defesa da democracia.

Frente

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), deverá fechar uma forte frente de partidos de apoio a sua reeleição. No novo desenho eleitoral, o governador já conta com adesão do Avante, Agir, PL, PP, SD, PROS, PTB, Republicanos, PMN, PRTB, PMN e Patriota. O PSD, de Paulo Octávio, também deverá se juntar a frente.

Puro sangue

Não era bem o desejo do senador José Antônio Reguffe, mas o União Brasil lançará uma chapa puro sangue na disputa pelo Palácio do Buriti. O candidato ao governo será Reguffe e o vice é o neófito Manuel Arruda, advogado, presidente do UB-DF e alinhadíssimo com o ministro da Justiça, Anderson Torres. Resta saber se Reguffe vai topar.

Convenção do PL

O PL-DF faz no domingo a sua convenção regional a partir das 9 horas, no Centro de convenções Ulisses Guimarães. Presidido pela deputada federal e candidata ao Senado, Flávia Arruda, o partido aposta alto nas eleições de outubro. Com o ex-governador José Roberto Arruda disputando uma vaga de deputado federal, o PL quer eleger mais três nomes para a Câmara, além de uns quatro distritais.

Varíola

Especialistas alertam para os mais de 800 casos confirmados da varíola dos macacos. Dizem que a situação brasileira é preocupante e que não se pode cometer os mesmos erros ocorridos durante a fase aguda da pandemia da Covid-19. São Paulo já registra três casos em crianças.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados