Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

8 de agosto, 2022

Sobe desce eleitoral Apesar das chamadas “brigas internas” na campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nem tudo parece tão ruim. Tanto que uma […]

Ponto Final

Sobe desce eleitoral

Apesar das chamadas “brigas internas” na campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nem tudo parece tão ruim. Tanto que uma nova pesquisa da FSB/Banco BTG mostra uma pequena melhora. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 41% das intenções de votos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 34%. A novidade é que a diferença entre os dois teve uma queda de 6 pontos. Isto porque no levantamento anterior Lula tinha 44% – caiu 3 pontos – o Bolsonaro tinha 31% – subiu 3 pontos. Já o enfezado Ciro Gomes (PDT) tem 7% – caiu 2 pontos. Já a senadora Simone Tebet (MDB) cresceu 1 ponto e está com 3%. Apesar das oscilações, uma simulação de um eventual segundo turno Lula (PT) chegaria a 51% e Bolsonaro teria 39%.

Briga interna

“As divergências na campanha são tão grandes que vamos terminar perdendo para nós mesmos”. O desabafo é de um deputado aliado do presidente Jair Bolsonaro – pede reservas sobre sua identidade – sobre as inúmeras divergências sobre a costura de palanques nos estados.

Antecipação

O “vale-tudo” da corrida eleitoral está aumentando cada vez mais a “audácia” da equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro. A ideia em gestação é a antecipação de um mês do Auxílio Brasil. A explicação é bem singela: o atraso do primeiro pagamento que estava previsto para o mês de julho passado.

Previsão

O ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, um expoente do Centrão, não é bom de previsões políticas. Só que em entrevista ao Correio, previu que Lula vai ter muito mens votos do que o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Aguardemos…

Aras e STF

Muita gente apostando que a relação entre o PGR Augusto Aras e o STF pode entrar numa fase difícil. Tudo teria como pano de fundo o comportamento de Aras em relação às ações envolvendo o presidente Jair Bolsonaro.

Fake news

A ex-ministra bolsonarista Damares Alves (Republicanos-DF) está envolvida em confusão. Tudo em função de ter compartilhado pelo twitter um fake news relacionando o ex-presidente Lula com a distribuição de uma cartilha ensinando jovens a usar crack. O assunto vai render.

Ibaneis é o alvo

O debate na Band entre os candidatos ao Palácio do Buriti na foi morno e até educado. O tempo curto de resposta atrapalhou alguns candidatos. Como lidera as pesquisas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) será o alvo a ser batido. Tanto que aliados bem humorados do governador recomendam que seria recomendável o uso de “colete à prova da balas” para os próximos debates.

Hospitais

Durante o debate da Band com os candidatos ao GDF, alguns deram demonstrações de despreparo em relação aos números de vários setores do GDF. Coube ao governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciar um desejo, caso seja reeleito: a construção de três hospitais em cidades satélites do DF.

Marconi ajuda Caiado

Com o ex-governador Marconi Perillo trocando a opção de disputar o governo pelo Senado, aliados do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), acreditam que a reeleição poderá acontecer no primeiro turno. O primeiro suplente da chapa de Marconi será Jalles Fontoura, ex-prefeito de Goianésia.

Entorno unido

O prefeito de Valparaíso e presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília, Pábio Mossoró, acredita na reeleição do govenador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) no primeiro turno. Além disso, garante que todos os 29 prefeitos da região estão com Caiado. Mossoró ainda explica: “Nós é que estamos nos oferecendo para trabalhar na campanha”.

 

 

Carlos Honorato
[email protected]