Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

12 de agosto, 2022

Flávia na liderança A deputada federal Flávia Arruda (PL) lidera com folga a corrida por uma vaga no Senado com 50,1%. A  pesquisa do instituto […]

Ponto Final

Flávia na liderança

A deputada federal Flávia Arruda (PL) lidera com folga a corrida por uma vaga no Senado com 50,1%. A  pesquisa do instituto Exata OP mostra que  a segunda colocada é a petista Rosilene Correa com 10,6%. A terceira colocação está com Paulo Roque (Novo) com 6,7% seguido por Ana Prestes (PCdoB) com 6,5%. A pesquisa não cita a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), que fez muita “festa” como candidata da primeira-dama Michele Bolsonaro, mas isso pouco ajudou até o momento. Aliás, Damares ainda não conseguiu ter o apoio do conjunto do Republicanos.

Câmara federal

A pesquisa do voto espontâneo da pesquisa do instituto Exata OP mostra a deputada federal Érika Kokay (PT), o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB) e o jornalista Fred Linhares nas primeiras colocações da corrida eleitoral para uma vaga na Câmara dos Deputados. Os outros cinco para as oito vagas disponíveis são: Bia Kicis (PL), Júlio Cesar (Republicanos), o ex-governador José Roberto Arruda (PL), Rôney Nemer (PP) e o professor Reginaldo Veras (PV).

Herança

Entre muitos políticos do DF, o debate agora é quem ficará com a herança – os votos – do senador Reguffe (sem partido), apeado da corrida eleitoral ao GDF pelo União Brasil. O senador ainda está em silêncio.

Fazendo política

O vice-governador do DF, Paco Brito, vem fazendo uma maratona de conversas com os candidatos do Avante sobre sua possível candidatura a deputado distrital. Só que ainda vai conversar com a família, pois é a sua principal base de apoio. Em relação ao partido, Paco tenta mostrar que a sua intenção é somar e ajudar  no crescimento do Avante nas eleições de 2 de outubro.

Largada

O candidato da federação PV-PT-PCdoB ao GDF, Leandro Grass, dará a largada da sua campanha na próxima terça-feira, a partir das 6h30, na Rodoviária do Plano Piloto. Também estarão presentes a candidata a vice, Olgamir Amancia, e a candidata ao Senado, a sindicalista Rosilene Corrêa.

Democracia

O presidente Jair Bolsonaro fez pouco caso do movimento e das caras em defesa da democracia, regime pelo qual chegou ao poder. Um politico simpático ao presidente, mas defensor da democracia, brinca: “o Bolsonaro jamais chegaria ao poder em um regime autoritário. Até porque foi expulso do Exército”.

Paris

Não existe hipótese do candidato do PDT, Ciro Gomes,  apoiar o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Já tem gente dizendo que Ciro já organizou o roteiro para sua viagem com destino a Paris, a exemplo do que fez em 2018.

Temer e o voto

Afinal de contas, o ex-presidente Michel Temer (MDB) votará em Lula (PT), Simone Tebet (MDB) ou Jair Bolsonaro (PL). Aliados dizem que Temer anda muito incomodado com as criticas que recebeu de Lula e Dilma.

Cargos secretos

O escândalo dos cargos secretos da Fundação Ceperj – centro de estudos e pesquisas do Rio de Janeiro – vai ficando meio que esquecido e aliviando a barra do governador bolsonarista Cláudio Castro (PL), candidato à reeleição. Pelas contas do Ministério Público, o rombo chegou a R$ 288 milhões e poderia ter atingido a casa dos  R$ 618 milhões se a Justiça não tivesse acabado com a farra das nomeações políticas sem publicação no Diário Oficial.

Confiante

A confiança é tudo. Que o diga o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), uma espécie de tormento na vida do ex-candidato João Doria. Candidato a reeleição, avisa que vem sendo aconselhado por aliados a dar novos voos nas próximas eleições.

Fabrício forte

Adversários da família do presidente Jair Bolsonaro não perdem tempo. A zoação é saber se o clã votará em peso no forte candidato Fabrício Queiroz (PTB), candidatíssimo a uma vaga de deputado estadual no Rio de Janeiro. Queiroz é visto como sabedor de “muitos segredos”.

 

Carlos Honorato
[email protected]