Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

4 de setembro, 2022

Zema perto da vitória A corrida eleitoral pelo governo de Minas Gerais já aponta para um vencedor ainda no primeiro turno. Pesquisa do Datafolha mostra […]

Ponto Final
Minas Gerais - Romeu Zema (Novo)

Zema perto da vitória

A corrida eleitoral pelo governo de Minas Gerais já aponta para um vencedor ainda no primeiro turno. Pesquisa do Datafolha mostra que o governador e candidato a reeleição Romeu Zema (Novo) bateu 52% das intenções de voto. O segundo colocado e que tem o apoio do ex-presidente Lula (PT), Alexandre Kalil (PSD) tem 22%. Na pesquisa anterior do Datafolha, de 18 de agosto, o governador Zema tinha 47% e Kalil tinha 23%. O resultado mostra que o governador subiu 5% e Kalil caiu 1%. A curiosidade da eleição mineira é que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou atrair Zema para ser seu candidato, mas o governador recusou em nome de seu candidato à Presidência da República, Felipe D´Ávila (Novo).

Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria condições de vencer em cinco estados do Nordeste já no primeiro turno. A constatação é de uma pesquisa do Instituto AtlasIntel/A Tarde. A maior vantagem de Lula é na Bahia, quarto colégio eleitoral, com 62%. Já o presidente Jair Bolsonaro está com 28% e Ciro Gomes (PDT) tem 5% e Simone Tebet (MDB) tem 1%.

Traição

A candidata Simone Tebet (MDB) sempre lembra que parte do seu partido tentou inviabilizar sua candidatura a corrida presidencial. É o mesmo “grupelho” que a traiu quando disputou a presidência do Senado. Muitos medebistas dizem em alto e bom som que a “velharada” do partido quer Lula no poder e cargos na Esplanada.

Votos

Dentro do serpentário político do governo, o comentário é que o presidente Jair Bolsonaro ainda não cresceu nas pesquisas em função de uma coisa bem simples: ainda não apareceram os votos do candidato a vice linha-dura general Braga Netto. O Centrão sempre recomendou um civil, mas Bolsonaro temia ser traído.

Administração

Caso a dupla Lula e Geraldo Alckmin chegue ao Palácio do Planalto já existe uma combinação previamente acertada: Lula pretende rodar o Brasil na fiscalização de programas e descobrindo necessidades mais urgentes. Já Alckmin tomará conta da administração do governo.

Milionários

Com sua candidatura questionada por parte dos lideres do Pros, o goiano e candidato à Presidência da República Pablo Marçal, 35 anos, é o candidato mais rico na corrida presidencial. Ele declarou bens que chegam a R$ 96,9 milhões. Na segunda colocação está o cientista político Felipe D´Ávila, de 59 anos, que declarou R$ 24,6 milhões.

Narrativa

Depois de muito refletir nos últimos meses, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) disse na sabatina encomendada da RedeTV!, que trata-se de “uma narrativa” o seu alto índice de rejeição junto ao eleitorado feminino.

7 de setembro

A candidata ao Senado, Janaina Paschoal (PRTB-SP), diz na rede social que o procurador Lucas Furtado erra ao tentar suspender as festividades de 7 de setembro. “A Independência é nossa e sempre foi comemorada. Se ele se incomoda com o fato de a data ser reverenciada por um determinado espectro político, isso é questão pessoal dele”, diz a candidata.

Manifestações

O GDF terá um cuidado especial com o 7 de setembro em Brasília. Tanto que já organiza um bom esquema de segurança para garantir que as manifestação sejam pacíficas.

Zerar o IPI

Encorajado pelos bons números da economia e vestindo a camisa do presidente e candidato Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita com a reeleição com mais quatro anos de mandato, o governo pode zerar o IPI. Até o momento as alíquotas foram cortadas em 35%.

Bom momento

O governo de Jair Bolsonaro comemora o bom crescimento da economia no segundo trimestre de 1,2%, o que representa a retomada das atividades presenciais e medidas de estímulo à economia – liberação do FGTS, antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas etc. A expansão foi resultado do consumo das famílias, investimentos e pelos serviços e indústria.

 

Carlos Honorato
[email protected]