Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

9 de setembro, 2022

Conto do vigário A candidata do União Brasil ao Palácio do Planalto, a senadora Soraya Thronicke já navegou pela onda bolsonarista e conseguiu se eleger, […]

Ponto Final

Conto do vigário

A candidata do União Brasil ao Palácio do Planalto, a senadora Soraya Thronicke já navegou pela onda bolsonarista e conseguiu se eleger, mas hoje mudou de ideia. Em entrevista a revista IstoÉ diz: “os dois – Lula e Bolsonaro – são a soma de 20 anos de corrupção e má gestão”. Também dispara contra a economia: ”a política econômica é um atestado de fracasso. Guedes (ministro da Economia, Paulo Guedes) foi uma falácia. Caímos no conto do vigário”.

Ciro X Lula

A chamada “briga” entre os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT) foi para na Justiça. E demorou muito. Ciro se mostra como uma espécie de vestal da política brasileira. Já cansou. Tanto que os filhos de Lula entraram na justiça pedindo explicações sobre a declaração de que “Lula tinha filho ladrão”.

Alckmin em ação

O ex-governador de São Paulo e hoje vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), vem trabalhado muito para abrir espaço entre os prefeitos do interior paulista. A ideia é tentar conter a rejeição e fazer com que Lula ganhe terreno no interior conservador.

Farra imobiliária

A “farra imobiliária” – compra de imóveis em dinheiro vivo – do clã Bolsonaro continuará a ser exibida no horário eleitoral do candidato Lula (PT). Isto porque o ministro Paulo de Tarso Sanseverino negou o pedido feito pela defes do presidente Jair Bolsonaro.

Roseana de volta

Já tem gente apostando na eleição da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, para deputada federal e depois para presidente da Câmara dos Deputados no lugar do bolsonarista Arthur Lira (PP-AL), que deve estar odiando a articulação. Já circulam boatos de que o presidente Jair Bolsonaro seria um entusiasta da ideia.

Suplência cara

As vagas de suplência de candidatos no DF estão inflacionadas. Em determinadas categorias os preços já chegam até R$ 4milhões.

Campanha

Ninguém ganha eleição de véspera, mas a campanha eleitoral no DF está bem morna, principalmente depois que o governador Ibaneis Rocha (MDB) bateu os 40% na preferência do eleitorado.

Julgamento

Um pedido de vista da desembargadora eleitoral Nilsoni de Freitas Custódio, do TRE-DF, suspendeu o julgamento da impugnação da candidatura do ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL), que estava vencendo por 2 a 1. Apesar de andar meio sumido de alguns palanques, Arruda tenta ser candidato a deputado federal.

Sem compromisso

Candidato à reeleição, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) não quer que nada atrapalhe sua folgada posição de liderança nessa altura do pleito. Tanto que sequer cogita vincular seu nome a qualquer candidato a Presidência, onde, aliás, não tem nenhum parceiro confiável. Nem na própria União Brasil, seu partido.

Fermento

Os ataques desferidos pelos adversários de Marconi Perillo, candidato ao Senado pelo PSDB de Goiás, só serviram, até agora, de fermento para a sua campanha. A torrente de apoios que o tucano vem recebendo faz o comando de sua campanha acreditar cada vez mais numa vitória tranquila.

Aziz lidera

O ex-presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD), lidera a corrida pela vaga ao Senado pelo Amazonas com 28,3%. Segundo pesquisa da Perspectiva, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, é o segundo colocado com 23%.

 

 

Carlos Honorato
[email protected]