Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

26 de setembro, 2022

Bolsonaro só vê 2018 Com tudo que poderia fazer já ficando no passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) dispara contra as pesquisas: “Essas pesquisas não […]

Ponto Final

Bolsonaro só vê 2018

Com tudo que poderia fazer já ficando no passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) dispara contra as pesquisas: “Essas pesquisas não valem de nada. Erraram tudo em 2018 e agora, obviamente, potencializam o outro lado”, disse durante a viagem aos EUA. No mundo real, os principais institutos de pesquisa mostram o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, liderando a corrida presidencial com folga e até com chances de vencer no primeiro turno. Talvez tal possibilidade fique mais explícita durante a semana. O ponto é que o presidente está adormecido nas eleições de 2018, o que se convencionou chamar como “um ponto fora da curva”. Acredita-se que a história pode não se repetir e que o resultado seja desagradável para o presidente.

Distante

Qual motivo que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda não apareceu no palanque do candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD-MG)? Fala-se que o senador não quer ficar no mesmo palanque de Kalil e Lula (PT). O curioso é que Pacheco pensa em reeleição no Senado.

Troca de voto

A troca de ataques entre Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) pouco importa aos eleitores nesta reta final de campanha eleitoral. Especialistas acreditam que a maioria dos eleitores já decidiu em quem votar. Alguns analistas dizem que a tendência é que parte do eleitor de Ciro deve votar em Lula e não no presidente Jair Bolsonaro. As próprias pesquisas já decifraram o desejo do eleitor.

Teto de gastos

Parece que o desrespeitado teto de gastos vai acabar, caso o petista Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito presidente da República. O curioso é que Lula recebeu o apoio do ex-ministro Henrique Meirelles (UB), que chegou a dizer que “cancelar o teto de gastos é um erro”. Parece que o assunto está encerrado.

Viagem

Adversários do candidato do PDT, Ciro Gomes, dizem que com a vitória da extrema direita na Itália, o candidato pode mudar o seu roteiro de viagem.

Rancor

Empacado no terceiro lugar da corrida presidencial, o candidato do PDT, Ciro Gomes, vem sendo vítima do seu próprio rancor. O petista Luiz Inácio Lula da Silva cansou de fazer acenos, mas Ciro tratou de dinamitar todas as pontes construídas para um entendimento.

Reta final

Pelos números das últimas pesquisas, o governador e candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, pode vencer a eleição ainda no primeiro turno. Apesar dos exercícios matemáticos de alguns “especialistas”, a bola continua com o governador. A equipe de campanha tem tomado todos os cuidados para a reta final da corrida eleitoral.

Desmatamento

Mais uma voz alerta para o desastre ambiental do Brasil. O ex-presidente do BC, Armínio Fraga, diz que o país está a caminho de um precipício ambiental e que precisa de medidas urgentes para que o quadro se altere. Só para se ter uma ideia, a floresta amazônica perdeu uma área equivalente a nove vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro em apenas 12 meses.

Marina no MMA?

Em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no próximo domingo, alguns ambientalistas já começam a fazer coro para a volta de Marina Silva (Rede) para o Ministério do Meio Ambiente.

Batista Custódio

O presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Walterly Guedes, desenvolve um projeto para transformar a antiga sede do jornal Diário da Manhã, no alto do Setor Universitário de Goiânia, na Casa de Cultura Batista Custódio. A iniciativa será proposta ao Governo do Estado, que poderia adquirir o imóvel e viabilizar a realização do projeto. Uma justa homenagem a um dos ícones da imprensa em Goiás e no Brasil.

Perillo forte

Liderando as pesquisas em Goiás, o ex-governador tucano, Marconi Perillo, entra na semana decisiva para tentar conquistar a vaga de senador. Observadores políticos goianos acreditam que Perillo tem plenas condições de ser eleito, mas precisa tomar precauções na reta final da campanha eleitoral.

 

 

Carlos Honorato
[email protected]