Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

21 de outubro, 2022

Clima ruim “Pintou um clima ruim” entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Tudo em função de […]

Ponto Final
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante palestra de abertura do Painel Telebrasil Summit 2022.

Clima ruim

“Pintou um clima ruim” entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Tudo em função de um vazamento de alterações na mudança do cálculo dos aumentos do salário mínimo e da aposentadoria, uma forma de se tentar reduzir os gastos do governo. Guedes tentou negar, mas o governo e a campanha de Bolsonaro sofrerão ataques. Como disse um integrante da campanha, Paulo Guedes sempre aparece “na hora errada e com uma proposta pior ainda”.

Esperança

Apesar de contida, já existe uma “esperança renovada” entre os bolsonaristas de uma possível vitória contra o candidato petista Lula no próximo dia 30. As apostas estariam em torno dos resultados das pesquisas da
Quaest e Datafolha, que poderiam vir com registros pró Jair Bolsonaro (Pl) na reta final.

Damares fora

Aliados da senadora eleita Damares Alves (Republicanos) acreditam que as últimas polêmicas terminaram por retirar de vez o nome dela de uma possível disputa pela presidência do Senado. Só para lembrar, os bolsonaristas hoje tem uma bancada invejável na casa: 49 senadores.

Amoêdo e Guedes

Já declarado eleitor de Lula, João Amoêdo, um dos fundadores do Novo, tem uma triste previsão sobre o ministro da Economia: “Paulo Guedes não teve força no primeiro mandato e teria muito menos a partir de 2023”. Dentro do governo parece que só mesmo o presidente Jair Bolsonaro ainda dá uma força para Guedes. Pelo menos até o surgimento de outro nome.

Ministério

Em alguns setores do PT, a senadora Simone Tebet (MDB), trunfo de Lula no segundo turno das eleições, é nome certo para um ministério em um eventual governo petista. A tendência inicial é o Ministério da Agricultura. Existem sinais de que Tebet toparia de bom grado o Ministério da Educação.

Mudanças

Ainda não é oficial, mas o PDT estuda fazer algumas mudanças em certas executivas regionais do partido. Tudo em função dos péssimos resultados eleitorais. Existe também a indagação se Ciro Gomes permanecerá no partido.

Ciro sumiu

Muita gente perguntando sobre o paradeiro do ex-candidato do PDT, Ciro Gomes. Pelo que se sabe, Ciro submergiu e não pretende aparecer até o final das eleições. Os mais “perversos” juram que ele etária em Paris.

Bolsonaristas

Existe uma máxima de que quem vence em Minas Gerais consegue se eleito presidente da República do Brasil. Só que alguns bolsonaristas de alto coturno acreditam que os chamados “novos tempos” devem provar uma nova teoria.

Moto Paco Social

O vice-governador do DF, Paco Britto, já acelera os motores para a Moto Paco Social IV, que acontecerá no próximo dia 19 de novembro, na Praça das Motos – QMSW 2, conjunto A – Sudoeste. Não deixe de levar um brinquedo para alegrar uma criança no Natal.

Tucana de fibra

Ainda é muito cedo para grandes salamaleques, mas a vereadora e presidente do PSDB de Goiânia, Aava Santiago, começa a se destacar com uma liderança emergente em terras goianas. Na disputa entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio do Lula da Silva, Aava escolheu Lula. Com a decisão teve que ouvir incompreensões de tucanos fora do tempo.

 

 

Carlos Honorato
[email protected]