Brasília Agora


COLUNAS

Ponto Final

8 de novembro, 2022

Os pequenos fazem grande As micro e pequenas empresas já correspondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de produtos, serviços e riquezas […]

Ponto Final
Foto: ebc

Os pequenos fazem grande

As micro e pequenas empresas já correspondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), o conjunto de produtos, serviços e riquezas produzidas no país. Com um faturamento que chega até R$ 3 trilhões por ano, o setor é responsável por 78% dos empregos gerados, além de promover em larga escala a inclusão produtiva dos microempreendedores individuais (MEI).
O setor de Serviço é o que mais detém micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, sinalizando mais da metade dos cadastros ativos no país. Outros setores também se destacam como o Comércio, a Indústria e a Construção Civil.

Regularidade no Simples

Empresas optantes do Simples Nacional tem até 30 de dezembro de 2022 para aderirem ao Programa de Retomada Fiscal e ao Programa de Regularização Fiscal Poderão ser negociados os débitos inscritos em dívida ativa e o FGTS, inscritos até 31 de outubro de 2022. A opção poderá ser realizada por meio eletrônico no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (www.regularize.pgfn.gov.br) até às 19h do dia 30 de dezembro.

Efeito eleições

Em duas semanas, a Petrobras já aumentou o combustível quatro vezes. Entendedores entenderão…

Foto: agência brasília

Construção civil surpreende

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) elevou de 3,5% para 6% a projeção de crescimento do setor em 2022. O número integra o estudo “Desempenho Econômico da Indústria da Construção – terceiro trimestre de 2022”, divulgado pela entidade.

Melhorou, mas pouco

Lançado em 2018, o Compromisso Global por uma nova economia de Plásticos chega ao seu quarto ano com boas e más notícias. A principal boa notícia é que a fatia de plástico reciclado após o consumo aumentou de 4,8% em 2018 para 10% em 2021. O relatório aponta, contudo, que a maioria das empresas signatárias do compromisso não cumprirá a promessa de usar apenas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Hoje, elas representam 65,4% dos invólucros usados pelas marcas, um discreto aumento em relação a 2019 (63,2%).

Fibra incentiva maturidade digital

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) receberá, de 8 a 10 de novembro, empresários e representantes dos segmentos de vestuário, de alimentos, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto para um bate-papo sobre maturidade digital. O objetivo é escutar os quatro grupos quanto ao processo de produção alinhado ao uso de ferramentas tecnológicas.

Foto: ebc

No fim do workshop de cada segmento, o grupo de trabalho do Hub da Indústria fará um diagnóstico para elencar as principais demandas e as capacitações necessárias para o uso estratégico de tecnologias digitais. Empresas desses quatro setores poderão fazer adesão à etapa-piloto do projeto, na qual os participantes serão acompanhados em atividades de apoio à transformação digital, tais como capacitações, apresentações de soluções e interação entre os inscritos.

 

[email protected]