
Economia$Capital
Parabéns lucrativo para Brasília
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
Lula no comando O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu de fato as negociações para o seu futuro governo e já está deixando claro de que tudo terá o seu olhar e consentimento decisivo. Tudo em relação a PEC da Transição terá ou não aprovação de Lula, que será o epicentro das …
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu de fato as negociações para o seu futuro governo e já está deixando claro de que tudo terá o seu olhar e consentimento decisivo. Tudo em relação a PEC da Transição terá ou não aprovação de Lula, que será o epicentro das negociações. A proposta que já tramita no Senado é uma espécie de “largada inicial” das negociações. Já se comenta que em função do tempo curto para negociação, a PEC pode ser muito desidratada. Tanto que já existem conselhos para que, em último caso, o tema seja resolvido via medida provisória nos primeiros dias do governo Lula, o que daria mais tempo para novas negociações futuras.
Petistas e aliados garantem que a economia não terá o que chamam de “ranço” petista depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A maioria diz em alto e bom som que Lula vai para o terceiro mandato presidencial e nos outros dois anteriores nunca descuidou da responsabilidade com as contas. Já o atual governo que está saindo é outra história.
Enquanto os “golpistas de mentirinha” ficam na porta dos quarteis fazendo apelo até para os extraterrestres contra o resultado das eleições, o PT e PL acabam de se unir em São Paulo para aprovar um aumento de 50% para o governador eleito Tarcísio de Freitas e o seu vice. Novo tempo.
Não será novidade se a filha do ex-governador de Goiás, Iris Rezende, Ana Paula Rezende, se transformar em candidata a prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024. O presidente do MDB-GO, Daniel Vilela, torce pela candidatura. Apesar da aposta do MDB, Ana Paula ainda não tomou a decisão se disputa ou não. Ele sempre se mostrou contrária a entrar para a política, mas vem sendo convencida a mudar de opinião.
Por ser amigo de José Múcio Monteiro de longa data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ignorou a pressão de petistas e aliados contra o escolhido para ocupar o Ministério da Defesa. Nos bastidores a pressão era para que Lula tentasse uma nova conversa com o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. Lula teria ficado contrariado com as cobranças.
Entre muitos petistas e aliados uma coisa já está bem definida: o ministro da Fazenda será Fernando Haddad e o conselheiro será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A razão é simples: ao longo dos anos Haddad deu demonstração de amizade, lealdade etc. Em todos os momentos que Lula precisou de um “soldado” disposto para luta lá estava Haddad.
Aliado de Lula desde o início da campanha eleitoral, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) começa a dar sinais de insatisfação. Tanto que não assinou a PEC da Transição, preferiu a do tucano Tasso Jereissati (PSDB-CE). Petistas e emedebistas brincam: Lula e Renan se entendem bem. E não é de hoje.
Não existe qualquer dúvida: o presidente do PSD, Gilberto Kassab, indicado para a Secretaria de Governo de SP, deverá e transformar em um “homem forte” do governo de Tarcísio de Freitas. Só para lembrar, Kassab teve um papel importante na campanha eleitoral do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).
O pastor Silas Malafaia, que se diz “conselheiro” do presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo pelas redes sociais pedindo a convocação das forças armadas contra o STF (“leia-se Alexandre de Moraes”), chamado de “ditador”. Não parece ser um discurso dentro da realidade do país.
O deputado distrital eleito Weligton Luiz (MDB) continua trabalhando muito para tentar chegar à presidência da Câmara Legislativa do DF. Já tem alguns bons aliados, mas a concorrência não é pequena. A brincadeira é que a Casa tem 24 candidatos.
Carlos Honorato
[email protected]
Brasília fechou com praticamente 100% dos hotéis ocupados às vésperas do aniversário da cidade.
A segunda ação do projeto BDW Experiências, que compõe o Movimento Brasília Cidade Design, em sua segunda ação, ocupa o espaço Renato Russo até o dia 18 de maio.
Os Amigos do Gabão, com o comando da Presidente Embaixatriz Julie-Pascale Modouté-Bell promoveu a Campanha Solidária da Quaresma cujo objetivo foi arrecadar fraldas geriátricas para lares de idosos.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…