Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

2 de dezembro, 2022

Bolsonaro versus Valdemar? Circula entre alguns políticos e na internet uma tese curiosa que alimenta o serpentário político de Brasília. Enquanto o presidente do PL, […]

PONTO FINAL
Foto: reprodução

Bolsonaro versus Valdemar?

Circula entre alguns políticos e na internet uma tese curiosa que alimenta o serpentário político de Brasília. Enquanto o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pensa em ter Jair Bolsonaro como uma espécie de “estrela da Cia” para futuras eleições, o presidente teria outro plano para o futuro: retirar Valdemar da presidência e emplacar Flávio Bolsonaro no lugar. Seria uma forma de ter um partido para “chamar de seu”. Aliados se dizem surpresos, mas alertam que tirar Valdemar do comando do PL é um “trabalho hercúleo”. Outros em tom de brincadeira perguntam: “já combinaram com o Valdemar?”.

Recomposição

A maldade do presidente Jair Bolsonaro em bloquear o orçamento secreto está deixando os aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), preocupados, mas “não desesperados”. Isto porque o orçamento secreto é uma espécie de “estrela da companhia” da candidatura à reeleição de Lira. A missão agora é encontrar um caminho de recomposição.

Teto

É bom bolsonaristas e aliados de Jair Bolsonaro (PL) não se esquecerem de que o atual governo rompeu o teto de gastos quase que de maneira sistemática. Uma pesquisa rápida pode elucidar tal dúvida.

Contas de Moro

O ex-juiz e senador eleito Sergio Moro (UB-PR) continua as voltas com problemas junto ao TRE do Paraná, pela desaprovação das contas de campanha. O curioso é que as explicações de Moro não convenceram o tribunal. Detalhe: apenas parte das alegações de Moro foram aceitas.

Vila Planalto

A escritora Leilane Reouças lança na próxima segunda-feira, a partir das 19h, no Brasília Palace Hotel (Salão Oscar Niemeyer), o livro “Vizinhos do Poder – História e Memória da Vila Planalto”. O livro conta a história, acontecimentos e curiosidades do bairro. Quem assina o prefácio é o ex-presidente José Sarney.

Derrapada

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acabou de conseguir o apoio do PT e já deu uma derrapada incompreensível para alguns políticos. Disse em alto e bom som que “não deseja ser aliado do governo Lula”.

Orçamento secreto

Aliados e até adversários estão classificando a suspensão dos recursos do questionável orçamento secreto por parte do presidente Jair Bolsonaro como a melhor medida do seu melancólico governo.

Arca do Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a sofrer pressões dos aliados por cargos no governo. Tanto que o PSB quer Márcio França no Ministério das Cidades. O detalhe é que se Flávio Dino (PSB-MA) for para a Justiça fica na “cota pessoal do presidente”. É bom a galera entender que na “Arca do Lula” não cabe todo mundo.

Desconfiança

O nome do senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) já enfrenta algumas desconfianças no Senado. Ele é o nome preferido de Bolsonaro para disputar a presidência do senado contra a reeleição do atual presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Roda Viva

O Brasil vive tempos estranhos. O consagrado compositor Chico Buarque foi questionado por uma juíza a provar que a música Roda Viva é de sua autoria. Imagina se a moda pega.

Cultura 

Tem gente apostando no nome da cantora Daniela Mercury para ocupar o Ministério da Cultura. Aliás, a defensora de Lula lança hoje nas plataformas digitais o seu novo trabalho com o nome de “Baiana”, um álbum com tom político que fala de fome e autoritarismo.

 

Carlos Honorato
[email protected]