Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

16 de dezembro, 2022

Conselhos do Centrão O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já recebeu conselhos de integrantes do Centrão para deixar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de […]

PONTO FINAL
Presidente do PL

Conselhos do Centrão

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, já recebeu conselhos de integrantes do Centrão para deixar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de lado. “Chega de confusão”, dizem alguns parlamentares do Centrão. O curioso é que em meio a toda confusão, o PL insiste em manter o presidente como uma espécie de “estrela da Cia.” A previsão é a de que a validade do prestígio de Bolsonaro acabe nas próximas eleições municipais. Existem pessoas que acham tal previsão arriscada.

Metamorfose

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu o tempo todo que seu governo “não tem corrupção”. Confiava tanto no que dizia que virou uma espécie de bordão nos seus  discursos de campanha pela reeleição. Só que tudo está passando por uma metamorfose a ponto de comentar com aliados que “teme ser preso”. O que aconteceu?

Sem pressa

Habilidoso, amigo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o futuro ministro da Defesa, José Múcio, não chega dando ordens, mas conversando. E muito. Não quer confusões com os militares. A palavra de ordem “sentar e conversar”. A missão mais complicada do ministro é trabalhar por uma espécie de “desmilitarização do poder”. Sabe que não será tarefa fácil, mas não tem pressa.

Haddad

Tem muita gente apostando contra o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Só que agindo como se fosse “um tucano”, o ministro vem colocando a sua visão e já chega agradar uma boa fatia do “mercado”, um ser invisível, mas de extrema força.

Recado de Lula

Durante um discurso que fez para catadores de rua, o presidente eleito Lula (PT) deixou algo bem claro: “A gente não cuida do pobre se a gente ficar olhando dados estatísticos, se a gente ficar olhando política fiscal do governo, se a gente ficar olhando o orçamento da prefeitura. Sempre haverá prioridades mais importantes que os pobres”.

Orçamento secreto

Pela rede social a reeleita deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) avisa: “Enquanto o STF julga a inconstitucionalidade do orçamento secreto, o Congresso planeja votar projeto com a intenção de maquiá-lo, concentrando o dinheiro entre líderes partidários e do Congresso. Na prática, isso não combate a corrupção, pelo contrário”. A parlamentar promete votar contra.

Estatais

Alegando falta de consenso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB-MG), acredita que o projeto da Lei das Estatais, que abre as portas das estatais para indicações políticas, só deverá ser retomada em 2023. A lei abre algo em torno de 600 vagas nas estatais.

Chance

O jovem e recém-eleito senador Renan Filho, 43 anos, tem grande chance de virar ministro das Minas e Energia do governo Lula. O pai, senador Renan Calheiros (MDB), observa a cena com atenção redobrada.

Aliados

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), resolveu abrigar vários deputados aliados que não conseguiram a reeleição. Tanto que indicou Rodrigo Delmasso (Republicanos) para a Secretaria da Família e Juventude. O competente Agaciel Maia (PL) vai comandar a Secretaria de Relações Institucionais. Já Cláudio Abrantes (PSD) será o novo presidente da CODHAB. O ex-deputado distrital Cristiano Araújo assume o comando da Secretaria de Turismo.

Adriana avisa

Eleita deputada federal pelo PT de Goiás, Adriana Accorsi, avisa que não tem a intenção de se candidatar a Prefeitura de Goiânia em 2024. Eleita com 96.714 votos – a sexta mais votada – pretende exercer o seu mandato até o final. Só que a política é muito dinâmica.

Cabide

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), continua as voltas com os resultados práticos das demissões do “cabide” de empregos de vereadores na prefeitura. Algumas recontratações já foram feitas, mas um grupo foi criado para saber em relação à convocação de concursados.

 

Carlos Honorato
[email protected]