Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

30 de dezembro, 2022

Segundo escalão Montar um ministério grandão e não conseguir agradar toda a chamada “frente ampla” não foi possível nem para o competente articulador Luiz Inácio […]

PONTO FINAL
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva faz pronunciamento em Brasília

Segundo escalão

Montar um ministério grandão e não conseguir agradar toda a chamada “frente ampla” não foi possível nem para o competente articulador Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanto que não conseguiu “acomodar” os chamados partidos pequenos da aliança, tipo PV, Avante, Solidariedade, Pros etc. Petistas garantem que todos serão contemplados no segundo escalão do governo. O que se esqueceu de lembrar é que a partir de agora uma vaga no segundo escalão do governo vai valer ouro. Tanto quer alguns dirigentes estranham que partidos que “não estiveram na luta” foram beneficiados.

Mulheres

O presidente Lula não conseguiu agradar a todos, mas deixa uma marca interessante no seu terceiro mandato.    Dos 37 ministérios, 11 serão ocupados por mulheres. E não deixou por menos ao comentar: “Estou feliz porque nunca antes na história do Brasil nós
tivemos tantas mulheres ministras. Nunca antes tivemos
uma indígena ministra”.

Nova saúde

Nisia Trindade – Ministra da Saúde – Agência Brasil

Depois de um governo negacionista em tempos da pandemia da Covid-19, a nova ministra da Saúde, Nisia Trindade, chega com uma nova mentalidade e competência para cuidar da saúde do Brasil. Com uma visão bem diferente, a ministra irá reativa o comitê de imunização e o cientifico para se ter análises dos cenários da pandemia da Covid-19. Boas iniciativas para a saúde do país.

Abrigo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está abrindo o coração para abrigar determinados bolsonaristas, que ficarão sem emprego a partir do dia 2 de janeiro. Detalhe: nada de radicais ou coisa pior.

Paulo Pinto-FotosPublicas

Mito

Com a despedida do Rei Pelé, a única coisa que todos precisam ter consciência é que Edson Arantes do Nascimento é o nosso verdadeiro e único Mito.

Bom soldado

Tem muita gente apostando que o senador Davi Alcolumbre (UB-AP) pode ser um “bom soldado” em missões para ajudar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Dificuldades

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) dá sinais de que enfrenta problemas para montar o tal “secretariado técnico”. Até o momento conseguiu indicar apenas sete dos 27 secretários. Espera-se que até a próxima segunda a questão já esteja resolvida.

Impossível

Derrotada na corrida ao Senado pelo PRTB-SP, a deputada Janaina Paschoal (PTRB) quer algo impossível. Diz que por consideração às pessoas que tanto o apoiam, o presidente Jair Bolsonaro deveria esclarecer os manifestantes bolsonaristas que retornem para casa. Impossível. O “seu Jair” já esta nos EUA.

Prazo de validade

Os ministros do governo Lula sequer tomaram posse e já tem gente garantindo que muitos deles não tem envergadura para ocupar determinados ministérios. Muitos são vistos como “fracos tecnicamente e politicamente”, cujo prazo de validade será curto. Muitos apostam que a carreira de muitos não devem durar seis meses.

Reeleição

O novo projeto político do criticado prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), é desembarcar no União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, para tentar a reeleição em 2024. A operação não é tão fácil como aparenta, pois existem muitas arestas a serem superadas. Caiado estaria disposto a “carregar” o prefeito?

 

Carlos Honorato
[email protected]