Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

13 de janeiro, 2023

Minuta perigosa A tal minuta de uma “tentativa de golpe” recebida pelo então ministro da Justiça, Anderson Torres, parece ter sido vista com bons olhos. […]

PONTO FINAL
Foto: reprodução

Minuta perigosa

A tal minuta de uma “tentativa de golpe” recebida pelo então ministro da Justiça, Anderson Torres, parece ter sido vista com bons olhos. Tanto que foi guardada na casa do ministro. Fala-se que o procedimento normal seria o não recebimento de tal absurdo ou a destruição da sugestão no triturador mais próximo. O certo é que o episódio, além de fragilizar o ex-ministro, não deixa de aproximá-lo ainda mais do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que não é novidade. As narrativas futuras e possíveis provas podem elevar a pressão em relação às tentativas de golpe.

Hamilton Mourão

Sem risco

O senador eleito general Hamilton Mourão, ex-vice-presidente, não vê qualquer possibilidade de rebelião das forças de segurança contra o governo Lula (PT). Mourão disse o seguinte em entrevista ao Valor: “Não vejo risco de rebelião, pois as tropas têm estado sob controle de seus comandantes”.

Flórida

Depois da divulgação dos gastos do cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se descobriu a sua paixão por padarias. . Tanto que em uma do Rio de Janeiro, Bolsonaro chegou a gastar mais de R$ 50 mil em um dia. Tal fato levou o senador petista Humberto Costa (PT) a usar a rede social e perguntar: “Será que Bolsonaro já gastou 9 mil em alguma lanchonete da Flórida hoje?”.

Investigação

O interventor na segurança do DF, Ricardo Cappelli, diz pela rede social que a Polícia Civil abriu investigação para apurar eventuais desvios de conduta de agentes da corporação, que tenham participado dos atos do último dia 8. E arremata: “Reafirmo que tenho plena confiança em nossos homens e mulheres. O eventual desvio de alguns será apurado e punido”.

Só promessa

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, partido do presidente Jair Bolsonaro, promete expulsar os filiados que estiverem envolvidos nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Ironicamente, alguns políticos dizem que a promessa de Valdemar “é muito difícil de cumprir”.

Vice

A candidatura da filha de Iris Rezende Machado, ex-prefeito e ex-governador de Goiás, Ana Paula Rezende, a Prefeitura de Goiânia, ainda é apenas uma ideia. Só que alguns políticos já dizem que a vice de Ana Paula seria alguém do União Brasil, do governador Ronaldo Caiado.

Homoafetivos

A associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) divulgou que 11.945 casamentos homoafetivos foram realizados ao longo de 2022 no Brasil. É a segunda maior marca desde 2013. Depois só 2019 superou a marca de 13.033 casamentos. E mais: de 2013 a 2022, 67.938 casais homoafetivos oficializaram a união.

Neófitos

Pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantem que está no radar presidencial conter os “neófitos” do PT, que insistem em sair do tom. O primeiro passo foi manter o ministro da Defesa, José Múcio, no cargo com uma frase definitiva de Lula: “Confio nele”. Os “neófitos” queriam Múcio no ataque contra os militares, um erro estratégico primário.

Cartão corporativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem muito que arrumar dentro da triste herança deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas pode ser uma mudança no uso chamado cartão corporativo da Presidência da República. Os gastos de todos os presidentes são impressionantes.

Mais Brasil

Até o próximo mês de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral deverá homologar a fusão entre o Patriota e o PTB. Assim, o Brasil terá um novo partido, o Mais Brasil.

Carlos Honorato
[email protected]