COLUNAS

Ponto Final

27 de janeiro, 2025

Covid-19: cenário de guerra A médica infectologista e presidente da Comissão de Infectologia do Hospital das Clínicas, Thais Guimarães, fez uma alerta pela CNN Brasil, que o país vai ter “um cenário de guerra”. Isto porque a previsão é a de que “vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque …

Covid-19: cenário de guerra

A médica infectologista e presidente da Comissão de Infectologia do Hospital das Clínicas, Thais Guimarães, fez uma alerta pela CNN Brasil, que o país vai ter “um cenário de guerra”. Isto porque a previsão é a de que “vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque não vamos ter onde interná-las”. Já a professora da Unicamp e Consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, prevê que o “cenário da pandemia para as próximas semanas se revela dramático. O que foi vivenciado em Manaus é o que devemos ter no resto do país nas próximas semanas”. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro continua na sua cruzada negacionista.

 

Leitos de UTI

Graças a uma decisão da ministra do STF, Rosa Weber, o governo federal vai ter que pagar e reativar leitos de UTI para Covid-19 em São Paulo, Maranhão e Bahia, desativados desde janeiro. A ministra explicou que o momento atual é ainda mais desafiador diante das evidências cientificar de novas cepas etc. E mais: não é “cientificamente defensável” reduzir a quantidade de leitos num momento de alta no número de casos de covid-19.

 

CPI da Covid

Com o parlamento dominado pelo Centrão, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) tenta uma missão difícil: instalar a CPI da Covid. O senador tomou a decisão depois que Bolsonaro foi ao Ceará – no limite de um colapso do sistema de saúde – e provocou aglomerações.

 

Novo perfil

O recrudescimento da Covid-19 e colapso do sistema de saúde em vários estados está mostrando um novo perfil dos infectados. Os hospitais estão recebendo pacientes com idades que variam de 30 a 50 anos. E mais: os casos são mais graves e a terapia é mais demorada.

 

Crédito

O BRB abriu programa de crédito e financiamento de R$ 2,5 bilhões para socorrer pessoas físicas e empresários, diante do recrudescimento da pandemia. O programa visa oferecer apoio aos comerciantes. Muitos fecharam as portas de seus negócios em função da pandemia.

 

Investigação

Mais uma dor de cabeça para o presidente Jair Bolsonaro. O Ministério Público Federal (MPF) investiga o filho 04, Renan, filho de seu segundo casamento. O alvo da investigação é a empresa Bolsonaro JR Eventos e Mídia.

 

Entorno

Em meio ao recrudescimento da pandemia e o desemprego crescente, as passagens de ônibus entre as cidades do Entorno e o DF tiveram um aumento – autorizado pela ANTT – de 4,14%.

 

Petrobras

Dias atrás o presidente Jair Bolsonaro fez uma grande movimentação na Petrobras e até demitiu o presidente da empresa em função do alto dos preços dos combustíveis. Só que nada mudou. A Petrobras anunciou novo reajuste de preços dos combustíveis. Os caminhoneiros já demonstram descontentamento.

 

Campanha

Qual será o motivo que leva o governo federal não lançar uma campanha nacional de combate a Covid-19? Será que o número de 254.942 mortos ainda não é suficiente para convencer as chamadas autoridades.

 

Satélite

O satélite Amazônia 1 já está em órbita. O objetivo é fornecer dados de sensoriamento remoto para monitorar o desmatamento na Amazônia. O temor de alguns ambientalistas é que os dados sejam escondidos ou distorcidos pelo governo, principalmente sobre a Amazônia.

 

Vacinas

Vivendo uma crise em paralelo na pandemia, o governo do Amazonas tomou uma decisão: começou uma consulta a laboratórios internacionais para saber da disponibilidade de vacinas contra a Covid-19. A ideia – não assumida pelo governo amazonense –  é dar mais celeridade a vacinação, pois as ações do governo federal estão lentas e não dão sinais de que vão melhorar.

 

Carlos Honorato
[email protected]

Artigos Relacionados