Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

27 de janeiro, 2023

Democracia e BNDES O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no seu primeiro giro internacional pela América do Sul, fez discursos em defesa da […]

PONTO FINAL
Lula com o presidente da Argentina, Albero Fernández, em Buenos Aires - Foto: reprodução

Democracia e BNDES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no seu primeiro giro internacional pela América do Sul, fez discursos em defesa da democracia e agradeceu a solidariedade dos países vizinhos em relação aos atos terroristas, em Brasília, no dia 8 de janeiro. O problema do discurso de Lula são as ditaduras de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Outro dado curioso é que o BNDES espera receber uma dívida de financiamento de R$ 4,5 bilhões de Cuba e Venezuela. Assim que Lula anunciou na Argentina que o BNDES voltaria a financiar projetos de países vizinhos, inúmeros parlamentares da oposição cobraram o recebimento de dívidas devidas por governos vizinhos contratados durante os governos de Lula.

Jogo pesado

Tido como favorito para a reeleição da Câmara, na próxima quarta-feira, Arthur Lira (PP-AL) trabalha para não ter qualquer surpresa. Juntando todos os pacotes de bondades, incluindo o reajuste salarial etc, o custo das novas despesas já chega a R$ 70 milhões.

Fome

Depois de uma reportagem do Fantástico informando que 58,7% da população brasileira sofre algum tipo de insegurança alimentar, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, cravou: no Brasil existem 125 mil pessoas passando fome. Em Davos, a ministra tinha falado em 120 milhões. Fica a pergunta: algum órgão do governo poderia informar o número com precisão?

Ronaldo Caiado, Iris e Ana Paula Rezende – Foto: reprodução

Caiado e Ana Paula

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), pode ser o grande patrocinador da candidatura a Prefeitura de Goiânia, Ana Paula Rezende. A empreitada não deixa de ser uma espécie de homenagem de Caiado e do vice-governador Daniel Vilela ao ex-governador e prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado.

Visto

Pelas redes sociais o debate é sobre uma possível extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro dos EUA. A única coisa certa é que o visto de Bolsonaro estará vencendo na próxima segunda-feira. Em mensagem na rede social atribuída a Bolsonaro, o ex-presidente teria dito: “Eu não sei ainda pra onde vou”.

Normalidade

Ver o Ministério da Saúde sem qualquer dúvida sobre vacinas e já divulgando a data para vacinação bivalente contra a covid-19 já é um sinal de que voltamos à normalidade. Não existe nenhum maluco no ministério ou fora dele receitando cloroquina e outras
maluquices. Ufa!

José Arruda e Flávia Peres – Foto: divulgação

Separação?

Ainda não existe uma confirmação oficial, mas a ex-deputada federal Flávia Arruda e o ex-governador do DF José Roberto Arruda não dividem mais o mesmo teto. Amigos do casal falam em “crise” e acreditam que se for verdade, a separação deve ser confirmada oficialmente.

Tucanos

A missão não é nada fácil, mas o futuro presidente do PSDB, Eduardo Leite, pretende assumir o comando com uma decisão de impacto: adiar as convenções municipais do próximo mês de fevereiro. Como brincam alguns tucanos, a ideia é tentar retirar todos os aliados de Doria dos comandos.

Impeachment

O deputado Ubiratan Antunes Sanderson (PL-RS) protocolou o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT). O motivo é o de que Lula mentiu ao dizer que ocorreu um golpe de Estado em 2016, com o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff. O parlamentar usou o discurso de Lula na Argentina, na semana passada.

Golpe

Até o site do Palácio do Planalto diz que o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi golpe. O Superior Tribunal Federal (STF), que presidiu a sessão, poderia dar uma explicação oficial sobre o assunto.

 

Carlos Honorato
[email protected]