Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

30 de janeiro, 2023

Bolsonaristas, o que fazer… As declarações do senador Flávio Bolsonaro (PL) de que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem data para voltar […]

PONTO FINAL
Foto: reprodução

Bolsonaristas, o que fazer…

As declarações do senador Flávio Bolsonaro (PL) de que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem data para voltar ao Brasil deixou muitos bolsonaristas ainda mais “pirados”. Isto porque não entendem até hoje o motivo da “fuga” para a Flórida (EUA). Um aliado do ex-presidente resumiu tudo em uma frase: “Eles não entendem nada de política”. O certo é que a Justiça deverá começar a cobrar em breve a presença de Bolsonaro para dar explicações em inúmeros processos. Enquanto isso não acontecer, o ex-presidente pode continuar “curtindo suas férias” nos EUA.

Operação urgente

Depois de socorrer os índios Yanomâmis da tragédia deixa pelo governo de Jair Bolsonaro, o governo Lula (PT) terá que planejar uma grande operação – civil e militar – para desarticular o crime organizado instalado em Roraima e em outros estados da Amazônia contra garimpeiros e traficantes. A coisa está correndo solta e sem fiscalização etc.

Tragédia

O ministro da Justiça, Flávio Dino, tem uma frase exemplar para a tragédia contra os índios Yanomâmi: “Há indícios fortíssimos de crime de genocídio”. O visível até o momento, além da tragédia, é o que já mostrou várias reportagens de veículos de imprensa sobre a ação clara dos bandidos do garimpo, que se alastraram pela terra Yanomâmi, tendo inclusive frota de aviões e helicópteros para o contrabando livre do ouro.

Relação republicana

Foto: reprodução

Depois de elogiar o presidente Lula pela reunião com os governadores – “digna de aplauso” -, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), que no passado foi um adversários ferrenho do PT e do presidente Lula está refluindo. Na reunião com os governadores em Brasília, Caiado deixou claro que deseja uma relação republicana com o presidente para o bem dos goianos. Tanto que chegou até convidar Lula para participar da inauguração de obras em Goiás.

Jovair ressurge

Derrotado nas últimas eleições, o ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos) será o secretário de Governo da prefeitura de Goiânia. O cargo está esvaziado e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) também não vai bem.

Transplante

Uma boa notícia na área de saúde para o Distrito Federal. O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) acaba de ser autorizado pelo Ministério da Saúde para fazer retirada e transplante de pele. A Portaria nº 1 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de janeiro. Segundo o responsável técnico do Hran, o cirurgião plástico Fernando Pessoa, o credenciamento torna o processo mais ágil.

Em campanha

Foto: reprodução

Na próxima quarta-feira, o deputado federal Guilherme Boulos começa seu primeiro mandato e a sua corrida pela prefeitura de São Paulo em 2024. Como líder do Psol na Câmara, Boulos pretende tentar se cacifar na disputa eleitoral paulista.

Com estilo

Alguns tucanos paulistas estão contra a ideia de Eduardo Leite de adiar as convenções estaduais e municipais do partido. Tem gente achando que a medida é antidemocrática. Tem tucano dizendo que o PSDB “quer morrer com estilo”.

Desunião Brasil

Tudo indica que o clima de tensão no União Brasil teve uma leve acalmada depois de um jantar na última quinta-feira. Tudo em função do fator Davi Alcolumbre (UB-AP), que chegou ameaçar abandonar o partido pelos ataques que vinha sofrendo.

Sem chance

O “esperto” governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), literalmente deu uma largada desastrada pelo disputa presidencial de 2026. Sonha em ocupar o lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro numa suposta corrida eleitoral, mas é visto até por aliados como “um sonho bem distante”.

 

Carlos Honorato
[email protected]