Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Autonomia do BC Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a independência do Banco Central é “uma bobagem”. O curioso é que as criticas do presidente não encontram qualquer respaldo entre a maioria das autoridades econômicas do Brasil. Tanto que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), diz que a autonomia do BC …
Para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a independência do Banco Central é “uma bobagem”. O curioso é que as criticas do presidente não encontram qualquer respaldo entre a maioria das autoridades econômicas do Brasil. Tanto que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), diz que a autonomia do BC é o que se pode chamar de uma marca mundial. E mais: Lira não vê qualquer chance de o Congresso retroagir na questão. Lula já foi aconselhado a reduzir a velocidade e acidez nas criticas ao BC. Espera-se que ele aceite os conselhos. Em tom mais ameno, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que discutir a política monetária e a taxa de juros não pode ser “tabu”.
Mais um escândalo em programa de combate à fome. O ministro do desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), diz que existem irregularidades em cerca de 2,5 milhões de beneficiários do atual Auxilio Brasil, futuro Bolsa Família. Em 2019, o então Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) identificou pagamentos indevidos de até R$ 1,3 bilhão em um período de dois anos. Já é hora de estancar a sangria. Afinal, até gato, identificado como Billy da Silva, já “recebeu” auxílio durante sete meses.
Alguns bolsonaristas “raiz” apostam que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode retornar da Flórida no próximo dia 26. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tem pressionado o ex-presidente retornar e assumir o posto de “comandante da oposição” ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Candidatíssimo ao governo de Goiás em 2026, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) acredita que seu partido estará junto com o União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, nas eleições municipais de 2024.
Na próxima terça-feira (12), a chamada CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF terá sua primeira reunião. Um dos primeiros convocados poderá ser o ex-secretário adjunto de Segurança Pública, Fernando Souza Oliveira.
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, condenado a mais de 400 anos de cadeia, vinha cumprindo prisão domiciliar em um modesto apartamento da família em Copacabana. Agora, a Justiça decidiu que Cabral será beneficiado por medidas cautelares, tipo uso de tornozeleira eletrônica. Então, tá…
Uma péssima notícia. A Justiça paulista decretou a falência da famosa Livraria Cultura, que descumpriu termos do plano de recuperação judicial. Ainda cabe recurso. Só para lembrar, a empresa foi criada em 1947.
Acabou o pagamento do “salário-esposa” a servidores públicos. Por unanimidade, o Superior Tribunal Federal (STF) proibiu o benefício que prevê o pagamento adicional aos servidores em que as esposas não trabalham. Para o ministro Luiz Roberto Barroso, o benefício é desprovido de “qualquer fundamento ou plausabilidade”.
Passados mais de um mês dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, a punição dos culpados ainda levanta muitas incertezas. Existe falas do presidente Lula e demais autoridades de todos os poderes garantindo a punição. Só nos resta aguardar o final das investigações.
O presidente do PP goiano, Alexandre Baldy, sonha com um cargo no governo Lula (PT). Ele acha que pode ter ajuda do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para ser indicado para presidir a Sudeco.
Carlos Honorato
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.