Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

22 de fevereiro, 2023

Tragédias anunciadas A cada tragédia anunciada no Brasil se promete uma mudança de comportamento das autoridades e do governo, mas nada acontece. Os temporais catastróficos […]

PONTO FINAL
Foto: reprodução

Tragédias anunciadas

A cada tragédia anunciada no Brasil se promete uma mudança de comportamento das autoridades e do governo, mas nada acontece. Os temporais catastróficos que atingiram o litoral de São Paulo – já se contabilizaram 48 mortes e dezenas de desaparecidos – se configuram em mais uma mazela brasileira. E tudo é do conhecimento das autoridades. Tanto que a Defesa Civil Nacional já mapeou 14 mil pontos de riscos de desastre no Brasil e 4 milhões de pessoas residindo em áreas perigosas. E para piorar as coisas, o governo de Jair Bolsonaro (PL) reduziu muito o investimento no combate às tragédias naturais. Só para se ter uma ideia, em 2021 o orçamento ficou em R$ 1,1 milhão. Fala-se no pior investimento da década. Já chegou a hora de se levar a sério a vida de milhares de pessoas que sobrevivem nas áreas de risco.

Carlos Nobre – Foto: Ascom MCTI

Alerta

o Cientista brasileiro referência mundial em mudanças climáticas, o meteorologista e climatologista Carlos Nobre disse em entrevista ao Congresso em Foco, que os desastres ambientais no Brasil, como o ocorrido nos últimos dias no litoral de São Paulo, tendem a ser cada vez mais frequentes e mais graves, principalmente em função do aquecimento do planeta.

Bolsonaristas

Os ditos bolsonaristas não sabem o que fazer para ser oposição de fato ao governo Lula (PT). Abrigados no PL, de Valdemar Costa Neto, os bolsonaristas já começam a duvidar se estão no lugar certo para se fortalecer como força política. Os sinais são de quem sobreviver no PL terminará apoiando o governo Lula.

Bombardeio

O advogado Cristiano Zanin, que acompanhou a saga do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um nome forte para o Supremo Tribunal Federal (STF). Só que já vive um bombardeio até de aliados do presidente. Mesmo assim, Zanin já procura casa para morar em Brasília.

Remoção

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já trabalha com a hipótese de “remoção compulsória de moradores das áreas de risco do litoral paulista”. Tanto que o governo paulista acionou a Justiça para ver se consegue autorização. A medida só deverá ser tomada em “último caso”.

Capital da Esperança

A vice-governadora em exercício do DF, Celina Leão, publicou um artigo no site Radar em que traça uma excelente perfil da nossa capital ao dizer: “O Distrito Federal foi idealizado por um dos maiores símbolos da nossa democracia para ser a “capital da Esperança”, o símbolo de um país que olha para frente, que concilia passado, presente e futuro. O Distrito Federal é o coração da democracia”.

Dona Iris Araújo com Iris Rezende Machado – Foto: reprodução

Luto em Goiás

A política goiana perdeu uma de suas expoentes, a ex-deputada federal Dona Iris de Araújo, 79 anos. Ela foi casada por 50 anos com o ex-prefeito e governador de Goiás, Iris Rezende Machado, que morreu em 2021. O sepultamento está previsto para às 17h de hoje, no Cemitério Santana, em Goiânia. A ex-parlamentar morreu em virtude de complicações no pulmão após uma cirurgia na unidade do Hospital Albert Einstein de Goiânia.

Poderoso

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, está mais poderoso. Em função de mudança estrutural feita pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Kassab passa a decidir o destino de convênios com todos os municípios paulistas.

Esticadinha

Como ninguém é de ferro, Câmara e Senado vão dar uma esticadinha depois do carnaval. Tanto que as sessões nas duas casas legislativas só vão voltar no próximo mês de março. Tudo muito em função de que os comandos das principais comissões nas duas casas ainda não estão definidos.

Oposição

Alguns senadores se perguntam se o colega Rogério Marinho (PL) terá forças para conseguir liderar a oposição no Senado. Já conta com apoio de Ciro Nogueira (PP-PI), além de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), líder da minoria.

 

Carlos Honorato
[email protected]