Brasília Agora


COLUNAS

PONTO FINAL

24 de fevereiro, 2023

Bate-boca inútil O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje vivendo na Flórida (EUA), trava um bate-boca “bem bolsonarista” com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) que […]

PONTO FINAL
Foto: reprodução

Bate-boca inútil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje vivendo na Flórida (EUA), trava um bate-boca “bem bolsonarista” com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) que não interessa nem a eles mesmos. Na verdade, a parlamentar está apenas se reposicionando com o novo momento político do Brasil. Nada demais para o momento. Já o ex-presidente continua adormecido no passado e sem condições de aconselhar ninguém com “boas ideias”, dizem até alguns bolsonaristas. Em resumo, Bolsonaro tem muito mais coisas relevantes para se preocupar sobre o seu futuro político. A possibilidade de uma inelegibilidade é uma delas.

Nova federação

Caso não aconteça qualquer turbulência, a nova federação partidária entre o União Brasil e Progressistas formará a maior bancada da Câmara dos Deputados: 108 deputados e 15 senadores. Com isso, a nova federação supera a grande bancada do PL, de Valdemar Costa Neto, o ainda fiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Votação

Depois da esticada de final do mês, o Congresso começará na próxima semana a tentar a votar matérias do interesse do Governo. A sequência deverá ter o novo Bolsa Família e a complicada reforma tributária. Serão os primeiros testes do governo Lula (PT).

Foto: REPRODUÇÃO

Jogo arriscado

Já tem gente apostando que, caso o senador Flávio Bolsonaro (PL) consiga ser candidato à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024 será a primeira derrota do clã Bolsonaro. Há quem acredite que Flávio não tem força para enfrentar as alianças do prefeito Eduardo Paes (PSD), que tem o apoio do presidente Lula (PT).

 

Fake news

Já existem sinais claros de que o governo Lula (PT) estaria dividido em relação a PL das fake news. O ideal seria que o governo enviasse sugestões em bloco e não picotadas como vem acontecendo.

Covardia

Bolsonaristas atacaram covardemente os repórteres Tiago Queiroz e Renata Cafardo, do Estadão, que trabalhavam na difícil cobertura da catástrofe no litoral norte de São Paulo. A cada episódio de violência, a impressão é a de que certos bolsonaristas precisam passar por um processo civilizatório urgente.

IPM

O Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga atuação de integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) nos tristes episódios de 8 de janeiro ganhou mais 20 dias de prazo dado pelo Exército.

Foto: REPRODUÇÃO

Caso Robinho

Condenado pela justiça italiana em 2013 – a sentença só ocorreu em janeiro de 2022 – por conta de um estupro coletivo, o jogador Robinho poderá cumprir a pena no Brasil. Isto porque a legislação brasileira não permite a extradição de brasileiros natos a outros países para cumprimento de pena.

5G em Goiás

As cidades turísticas goianas de Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis estão entre as 48 que foram liberadas para a instalação do 5G a partir do próximo dia 27 de fevereiro. A aprovação da Anatel aconteceu na quinta-feira.

Incra

O governo Lula (PT) já se aproxima do segundo mês de mandato, mas ainda não nomeou o novo titular do Incra, que está sendo dirigindo interinamente pelo engenheiro Cesar Fernando Schiavon Aldrighi. A pressão para a definição de um novo nome está partindo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Carlos Honorato
[email protected]